Notícias

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na tarde desta segunda-feira (11), e realizou a análise e aprovação de 12 proposições, além da distribuição de outras 21. Dentre os projetos aprovados, está o de nº 180/2025, que institui Programa QualificaMãe Recife – Programa de Qualificação para Mães Atípicas. O encontro foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo).

O vereador Eduardo Moura (Novo) deu início aos pronunciamentos da reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), apontando problemas na atual gestão da Prefeitura e na gestão passada. Em defesa, o vereador Rinaldo Junior (PSB) também ocupou a tribuna e fez as suas considerações. Dentre os assuntos abordados, a adoção da rua do Bom Jesus e denúncia do Ministério Público Federal (MFPF) por fraudes na contratação de materiais médico-hospitalares durante a pandemia de covid-19.

O projeto de decreto Legislativo (PDL) nº 22/2025, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), que concede o Título de Cidadão do Recife para o jornalista Fábio Araújo, foi destacado durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Ao defender a iniciativa, o autor da proposição foi aparteado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que corroborou com a relevância da atuação do profissional no Recife.

De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi aprovado, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (11), o requerimento nº 7141/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações à Orquestra Sinfônica do Recife pelos seus 95 anos de criação. “A Orquestra Sinfônica do Recife foi fundada em 1930. Atualmente é formada por cerca de 80 músicos e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Essa iniciativa tem como objetivo assegurar o reconhecimento do papel relevante desempenhado pela promoção da cultura na formação musical e na preservação da memória artística da capital pernambucana", disse a parlamentar. "Às vésperas de completar 100 anos, a Orquestra segue enchendo o coração do recifense de música e de muitas novidades”.

Sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença dos vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Eduardo Moura (Novo), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (8), e realizou a análise de cinco Projetos de Lei Ordinária (PLO), sendo quatro aprovados. Além disso, o colegiado também fez a distribuição de outros quatro projetos de lei.

A Câmara Municipal do Recife realizou, por iniciativa do vereador Eduardo Moura (Novo), a entrega do Título de Cidadã do Recife à delegada Lídia Barci, durante reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (7). Atualmente titular da Delegacia de Jardim São Paulo, Lídia Barci, natural de São Paulo (SP), chegou ao Recife no ano de 2008 para atuar na Polícia Civil de Pernambuco. A solenidade, que estava repleta de amigos e familiares da homenageada, foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

Nesta terça-feira (7), os servidores e visitantes da Câmara Municipal do Recife tiveram oportunidade de saber mais sobre a importância da doação de sangue. Trata-se de uma ação de divulgação da “Campanha Doar para Salvar/2025” – uma parceria firmada entre a Fundação Hemope, a Casa de José Mariano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Campanha será realizada na próxima terça-feira, dia 12, no hall da Biblioteca da Alepe.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (7), para analisar cinco projetos de lei. Destes, quatro receberam parecer pela aprovação, dentre eles, o projeto de lei número 138/2025, do vereador Osmar Ricardo (PT), que concede às mães atípicas inscritas em programas habitacionais populares do Recife a prioridade de contemplação. Outras dez proposições foram distribuídas entre os membros do colegiado para análise posterior. O presidente da Comissão, vereador Fabiano Ferraz (MDB), conduziu o encontro que contou com a presença dos vereadores Júnior de Cleto (PSB) e Eduardo Mota (PSB).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (6), para analisar os pareceres apresentados a 18 proposições. Entre projetos de lei, de resolução e de decretos legislativos - oito foram aprovados e dez, rejeitados. Estiveram presentes no encontro, o presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior (PSB), além dos vereadores Carlos Muniz (PSB), Gilberto Alves (PRD) e Gilson Machado Filho (PL).

A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, repercutiu na Câmara Municipal do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (5), o vereador Thiago Medina (PL) criticou a decisão, enquanto a vereadora Liana Cirne (PT) defendeu o cumprimento da medida.