O vereador Renato Antunes (PSC) enalteceu a democracia e a vitória nas urnas do presidente eleito Jair Bolsonaro. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feiura (29) o parlamentar destacou os mais de 56 milhões de votos obtidos e disse que é preciso combater qualquer forma de violência. “Aprendemos na escola que a democracia é o poder que emana do povo. Quero me posicionar, tomar partido, defender aquilo que queremos. Somos um só corpo, um só Brasil. Qualquer tipo de violência tem de ser combatida”. Destacou também que ser chamado de torturador e fascista também é ofensivo.
O vereador Jairo Britto (PT) agradeceu a votação dada ao candidato do partido Fernando Haddad, que computou mais de 47 milhões de votos, totalizando 44,87% dos válidos. “Desejo bom governo ao eleito, diferente do que fizeram com Dilma Rousseff, retirada da presidência por um golpe”.
O Nordeste é resistência na luta pela democracia e isso ficou claro no resultados das urnas, segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL). Ele destacou que o pleito foi acirrado e marcado por estratégias nem sempre republicanas. Muitos foram votar com um livro na mão para simbolizar o desejo de menos violência e mais educação. “As pessoas perceberam a necessidade de ir às ruas olhar no olho do outro no vira voto e assim muitos votos foram, virados. Recife virou e Pernambuco já nasceu virado”.
Ressaltando a igualdade entre as pessoas e a necessidade do respeito mútuo, a vereadora Michele Collins (PP) destacou que é importante que todos fiquemos unidos. Ela parabenizou o presidente eleito Jair Bolsonaro e, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (29), enfatizou que a campanha terminou ontem e o resultado mostrou que o Brasil anseia por mudanças. “O momento agora é de trabalhar o respeito, independente de cor, condição social ou religião, principalmente nós que temos comprometimento com os direitos humanos é tempo de estarmos todos juntos para mudar o nosso país”.
"Passamos por mais um processo eleitoral e tivemos um presidente eleito com 55% dos votos válidos e por isso parabenizo o candidato Jair Bolsonaro". Com essas palavras o vereador André Régis (PSDB) fez uma análise, na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara do Recife, do resultado das urnas. Ele pontuou que a Constituinte quando criou o segundo turno deu ao eleitor a possibilidade de levar os dois mais votados ao segundo turno.
O vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB) disse estar orgulhoso com o resultado da eleição para presidente da República não só porque elegeu Jair Bolsonaro (PSL), como também porque o vice é membro do seu partido, o general da reserva Hamilton Mourão. “Sou um homem de partido e por isso, desde o primeiro turno da campanha eleitoral, coloquei em meus ‘santinhos’ o nome do candidato a presidente que eu apoiaria”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (29).
A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) solicitará à Procuradoria da Câmara Municipal do Recife um parecer para embasar a decisão do colegiado sobre o projeto de lei número 24/2017, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que assegura aos usuários do transporte coletivo municipal com deficiência e mobilidade reduzida o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias (pontos de ônibus), desde que respeitado o itinerário da linha e as exigências do Código Nacional de Trânsito.
A vereadora Michele Collins (PP) enalteceu as cinco décadas de serviços prestados à sociedade pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). Na tarde desta segunda-feira (29), ela relatou de forma cronológica os principais fatos que marcaram a história da instituição. E ao iniciar o seu discurso, fez questão de parabenizar o presidente da República, Jair Bolsonaro, eleito neste domingo. “Que agora se desarmem os palanques e que haja unidade”, disse a parlamentar, concluindo que seja “um governo de justiça que governe para todos os brasileiros”.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) disse que a vitória do candidato do seu partido à presidência da República, Jair Bolsonaro, na eleição de domingo (28), representou uma conquista da democracia brasileira. “Foi uma vitória da democracia. O resultado das urnas precisa ser respeitado e nós precisamos nos unir”, comemorou o parlamentar, em discurso realizado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (29).
A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) repudiou na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara do Recife, ataques sofridos por uma Igreja da Assembleia de Deus, no distrito de Bonança. “Não é possível que as igrejas não sejam respeitadas e sejam vandalizadas. Estamos vilipendiando a fé e a democracia por parte de pessoas que não aceitam o resultado das eleições”.