Notícias

Para homenagear os auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs) o vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, realizou reunião solene na manhã desta terça-feira (25). Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que, segundo o parlamentar, “exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras”. Salazar, que já foi superintendente Federal do Ministério da Agricultura em Pernambuco, nos anos 2015-2016, afirmou que “esta solene tem um grande significado porque esta semana, no dia 30, comemora-se o Dia Nacional de Valorização da Carreira de Auditoria Fiscal Federal Agropecuária’, disse Salazar.

Todos os dias, cada morador do Recife consome 150 litros d’água – o consumo total da cidade chega a seis mil litros por segundo. Mesmo com todo esse consumo, a água não chega aos morros da Zona Norte, onde o revezamento pode ser de até um dia com água para seis sem o produto. Esses dados foram informados em uma audiência pública convocada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), realizada na tarde desta quinta-feira (20), na Câmara do Recife. Na ocasião, foram ouvidos moradores de comunidades da Zona Norte e técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que falaram sobre a obra de setorização que deve reestruturar o abastecimento da área.

Na tarde desta quarta-feira (19), a maioria dos vereadores e vereadoras do Recife aprovaram em primeira e segunda votações, durante reunião ordinária e extraordinária, três projetos de lei do Executivo de números 11/2019, 12/2019 e 13/ 2019, enviados em regime de urgência. Antes das votações, o vereador Rinaldo Junior (PRB) ocupou a tribuna da Casa e disse que as proposições - que dizem respeito a benefícios para diversos servidores da Prefeitura - já chegaram à Câmara “resolvidos e aprovados em assembleia das categorias”.

A dificuldade de circulação do transporte coletivo nos altos e morros da cidade é conhecida dos moradores dessas regiões. Por isso, o vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido) elogiou e agradeceu a obra de asfaltamento realizada na subida do Alto da União, Zona Norte da cidade, possibilitando a tráfego dos ônibus para o Alto do Buriti, totalizando 1.400 metros. Ele disse na tarde dessa quarta-feira (19), na Câmara do Recife, que aqueles que moram nesses locais sabem da importância do asfalto.

Antes da votação e aprovação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 12/ 2019, o vereador Jayme Asfora (sem partido) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife e pediu destaque para o artigo 45 da proposição. Ele quis chamar a atenção para a mudança da nomenclatura de alguns cargos, que explicou não concordar.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (19) para comentar o depoimento dado pelo ex-juiz e atual Ministro da Justiça Sergio Moro ao Senado. O ex-magistrado foi responder a questionamentos dos senadores sobre os vazamentos de mensagens ligadas à Operação Lava Jato que indicariam a existência de um conluio com participação dele e do procurador da República Deltan Dallagnol.

Projeto de Lei do Executivo 12/19, no artigo 45, enviado para votação na Câmara do Recife, em regime de urgência e com dispensa de prazo para ser apreciado, propondo a troca de nomenclatura da carreira de auditor para gestor, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) a discordar e ler na íntegra nota conjunta da Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco e a Associação dos Servidores de Controle Interno do Recife, na tarde dessa quarta-feira (19). “A troca de nomes proposta pela gestão foge da nomenclatura adotada em nível federal. Não se pode confundir gestão com auditoria pois são competências diferentes. Não se pode auditar aquilo que se gerencia”.

Os membros da Guarda Municipal que atuarem no Grupamento Tático Operacional (GTO), nas Rondas de Apoio ao Cidadão (Rondac) e na Brigada Maria da Penha vão receber um benefício a mais pelo seu trabalho. O incentivo de R$ 500 foi aprovado em duas votações nesta quarta-feira (19), na Câmara do Recife. A conquista foi celebrada na tribuna da Casa pelo vereador Ricardo Cruz (Cidadania), que integra os quadros da instituição.

Na última segunda-feira (17), foram lidos em plenário cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Três deles passaram a tramitar em regime de urgência – e foram votados já nesta quarta-feira (19). Na tribuna da Câmara, o vereador Renato Antunes (PSC) criticou nesta tarde a forma de tramitação das matérias.

Um novo método de controle do mosquito Aedes aegypti – que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika – foi colocado em prática no Recife. A implantação da técnica, que se utiliza de armadilhas com um larvicida que depois é espalhado pelos próprios insetos, foi repercutida na Câmara nesta quarta-feira (19). Durante a reunião plenária, o vereador Ricardo Cruz (Cidadania) elogiou a ação da Prefeitura.