A Câmara do Recife deu início a uma nova edição do programa Parlamento Jovem, que concede a 39 jovens entre 15 e 29 anos a oportunidade de viver de perto, por um ano, o cotidiano do Legislativo Municipal. As eleições para o 8º Parlamento Jovem do Recife aconteceram nesta sexta-feira (04), no plenarinho da Casa, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).
A vereadora Ana Lúcia (PRB) disse, em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 3, que as famílias que moram em residências precárias, muitas delas em palafitas, nas comunidades do Bode, Areinha e Brasília Teimosa, localizadas no Pina, precisam de um calendário de obras da Prefeitura do Recife no que diz respeito ao conjunto habitacional a ser construído na área do antigo Aeroclube. “Realizamos uma audiência pública no ano passado para debater sobre o habitacional e o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão, garantiu que até dezembro apresentaria um projeto de construção para o terreno. Tudo o que aconteceu foi uma chamada pública para as empresas que vão realizar as obras. Isso é bem diferente”, lamentou.
Proposto pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC), o voto de aplauso ao escritor e comunicador Sidney Nicéas foi entregue durante reunião pública realizada nesta quarta-feira (02), no plenarinho da Câmara do Recife. “Ele tem como causa a defesa de animais de rua, algo ético defender indivíduos que não têm voz. Também é escritor e tenho no meu mandato essas causas coletivas”. O vereador informou que o homenageado tem um programa literário na internet, em que aborda temas variados, incluindo a causa animal.
“As Comunidades Terapêuticas voltaram a funcionar depois de serem suspensas desde agosto de 2016. De acordo com decisão do Tribunal Regional Federal da 3º Região, o serviço prestado pelas comunidades deve ser definido como acolhimento e não internação”, destacou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (2). A atuação das comunidades Terapêuticas havia sido suspensa pela Justiça Federal do Estado de São Paulo.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (02), para abordar a atuação da Guarda Municipal em função da segurança da cidade. Sendo umas das principais pautas do parlamentar, ele pediu o cumprimento da lei federal nº 13.022 que prevê o uso de armamento pela corporação.
Na tarde desta quarta-feira (2), o vereador Romero Albuquerque (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para pedir o funcionamento 24h do Hospital Veterinário da capital pernambucana. Ele também sugeriu a parceria com clínicas particulares, possibilitando a ampliação na realização de cirurgias e demandas mais graves.
O vereador André Régis (PSDB) lamentou o ocorrido no edifício Wilton Paes de Almeida, de 24 andares, que desabou na região do Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, após um incêndio na madrugada desta terça-feira (1). Ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, nesta quarta-feira (2), o parlamentar chamou a atenção para a responsabilidade das esferas do poder municipal, estadual e federal que conheciam as problemáticas do espaço, ocupado irregularmente por 146 famílias.
Dois requerimentos de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP) solicitando votos de aplauso a Ivone Fidelis e ao prefeito de Petrolina Miguel Coelho, ambos pelos serviços prestados à causa animal. O vereador defendeu a aprovação, e obteve êxito, nos dois requerimentos, nesta quarta-feira (2), na Câmara do Recife.
A Câmara do Recife concedeu nesta quarta-feira (02) um voto de aplauso à edição pernambucana do jornal Brasil de Fato. Por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), o Legislativo Municipal parabenizou o veículo de comunicação pelos dois anos de funcionamento em Pernambuco. Ao subir à tribuna da Casa de José Mariano, Ivan Moraes saudou o Brasil de Fato – que tem como lema “uma visão popular do Brasil e do Mundo” – por fugir do que chamou de “mito da imparcialidade.”
O incêndio que fez desabar na madrugada da última terça-feira (01) o edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da cidade de São Paulo, foi repercutido na Câmara do Recife pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). Em discurso realizado nesta quarta-feira (02), o parlamentar refletiu sobre a relação entre o incidente e as falhas da política habitacional brasileira – o Wilton Paes de Almeida era ocupado pelo Movimento Luta por Moradia Digna. “É covarde e desumano criminalizar movimentos sociais por uma tragédia que aconteceu por omissão do poder publico”, disse.