Em reunião que contou com a presença de todos os membros, a Comissão de Finanças e Orçamento analisou dezessete projetos de lei. Destes, doze foram aprovados, quatro rejeitados e um retirado de pauta. O encontro realizado nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal do Recife, presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), contou com a presença dos vereadores Rinaldo Júnior (PRB), Aerto Luna (PRP), Alcides Teixeira Neto (PRTB) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).
O vereador Marco Aurélio (PRTB) fez uma reflexão sobre a escolha dos candidatos para as eleições de outubro e a influência que a Casa de José Mariano terá no processo eleitoral, tendo em vista que mais de dez vereadores participarão do pleito. “Teremos um candidato a vice-governador, uma candidata a deputada federal que pode se a mais votada do Estado e um ex-vereador que disputa a suplência de um candidato a senador”, afirmou, durante reunião plenária desta segunda-feira (6).
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (6) para comentar o destaque recebido por parlamentares do Legislativo Municipal no quadro político das eleições de 2018. Além de enaltecer a função dos vereadores para a sociedade, ele saudou os colegas Fred Ferreira (PSC) e Marília Arraes (PT) pelo desempenho no processo eleitoral deste ano.
O vereador Aerto Luna (PRP) reproduziu, durante reunião plenária desta segunda-feira (6), a nota de repúdio publicada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que se posiciona contra o aborto, convocando os arquidiocesanos a se manifestarem contra o tema. “Na última sexta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a ouvir entidades e especialistas a favor e contra a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Precisamos manifestar a rejeição à audiência pública, que tem, continuidade, unindo-se em defesa da vida”, disse.
Faixas e cartazes em defesa da moradia digna cobriram as paredes do plenarinho da Câmara do Recife na manhã desta sexta-feira (3). Lotado, o espaço sediou uma audiência pública sobre a reestruturação e o financiamento do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS). O debate, de iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), reuniu urbanistas, comunidades e representantes de instituições para discutir as necessidades dos imóveis e habitantes protegidos pelo Plano.
Uma festa dupla para homenagear de uma só vez dois pastores. Antônio Genaro Oliveira, pertencente à segunda geração de pastores quadrangulares, e Sérgio dos Santos, também pastor do Evangelho Quadrangular. Os títulos de cidadão do Recife foram concedidos nesta quinta-feira, 2, pelo vereador Marcos Di Bria (PSDC), na Câmara Municipal em solenidade no plenário da Casa. A solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e o vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB), receberam a visita dos generais de Exército Artur da Costa Moura e Marco Antônio Freire Gomes, na manhã desta quinta-feira, (2). Os militares – o primeiro é o atual comandante militar do Nordeste e o segundo será o seu sucessor - estiveram na sede do Legislativo Municipal para convidar os parlamentares para a solenidade de troca de comando, que ocorrerá no dia 21 deste mês, às 17h, no Curado. Eles visitarão diversas instituições com o mesmo objetivo.
O debate em torno da encenação da peça ‘O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu’ no Festival de Inverno de Garanhuns levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (01), durante a reunião plenária. Segundo o parlamentar, as tentativas de censura ao espetáculo – um monólogo com a atriz trans Renata Carvalho – podem ter sido motivadas por questões eleitorais. “Acho que a comunidade cristã tem toda a legitimidade de assistir à peça e dar sua opinião. Mas repudio toda e qualquer tentativa de se obter ganhos políticos com a censura. Não podemos mais usar da religiosidade legítima das pessoas para fins eleitorais.”
O vereador Antonio Luiz Neto (PTB) analisou, na manhã desta quarta-feira (1), os depoimentos de artistas referentes à peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, apresentada na programação oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A peça chegou a ser cancelada por um mandado de segurança. O parlamentar também fez uma reflexão sobre a figura de Jesus Cristo de acordo com os preceitos da religião Católica Apostólica Romana.
A encenação do espetáculo ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’ no último Festival de Inverno de Garanhuns foi alvo de dois discursos de repúdio realizados na Câmara do Recife pela vereadora Michele Collins (PP) nesta quarta-feira (01). Na tribuna, a parlamentar criticou, nas duas ocasiões, o teor da peça teatral, que é um monólogo com histórias bíblicas protagonizado pela atriz trans Renata Carvalho. A parlamentar abordou, ainda, a repercussão negativa e as decisões judiciais que acompanharam a inclusão da peça no Festival.