Notícias

Na tarde desta quarta-feira (25), o vereador Chico Kiko (PP) fez um discurso de apoio ao deputado federal de seu partido Eduardo da Fonte, alvo de buscas em seu gabinete pela Operação Lava Jato na manhã da terça-feira (24). Na tribuna da Câmara do Recife, o vereador disse ver “perseguição política” da operação ao deputado, que lidera o PP em Pernambuco.

O vereador Romero Albuquerque (PP) informou que, nos últimos dois meses, conseguiu realizar cerca de 10 mil atendimentos veterinários nos bairros do Recife através da Upinha Veterinária Móvel, mantida pelo seu gabinete. “É um serviço de saúde que tem encontrado apoio e simpatia junto à população. Estamos realizando cerca de 200 atendimento por dia, desde exame de sangue dos animais ao agendamento de castração”, afirmou.

Depois de realizar reunião solene para comemorar a passagem do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o vereador Ivan Moraes (PSOL) relatou que as galerias da Câmara do Recife estiveram repletas de pessoas surdas na manhã desta terça-feira(24). Ressaltou o direito dessas pessoas de verem a língua delas, que é oficial no Brasil, ser de fato oficial.

Garantir mais segurança aos passageiros e modernizar a identificação de permissionários e condutores do sistema municipal de táxis do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 368/2017, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), aprovado na Câmara do Recife em primeira votação nesta terça-feira (24). Durante a reunião plenária, a iniciativa foi defendida pelo parlamentar na tribuna da Casa de José Mariano.

Em recente reunião com o secretário de Educação, Alexandre Rebelo, o vereador Renato Antunes (PSC) tratou, entre outros assuntos, sobre a ausência de vagas na educação infantil e nas creches. Recebeu a notícia de que foram inauguradas doze novas unidade de creches e mais seis unidades serão brevemente inauguradas, mas ainda assim não preenche todas as necessidades da população.

A praça localizada na Rua Arlindo Gouveia, no bairro da Madalena, agora se chama Praça Miguel Batista. A lei municipal nº 18.473 é de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que subiu à tribuna durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (24), para repercutir a sanção. Miguel Batista foi ex-vereador e também presidente da Câmara Municipal do Recife.

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Federal realizou em Brasília uma operação para cumprir mandados contra dois parlamentares do Partido Progressista (PP) – o deputado federal Eduardo da Fonte e o senador Ciro Nogueira – suspeitos de crimes de embaraço à investigação de organização criminosa. O caso foi repercutido no mesmo dia pelo deputado estadual Edilson Silva (PSOL), que teceu críticas ao PP nas redes sociais. Na Câmara do Recife, durante a reunião plenária, o vereador Romero Albuquerque (PP) rebateu os comentários do parlamentar, defendendo seu partido e o deputado Eduardo da Fonte.

Com o plenário lotado de representantes da Associação Pernambucana de Surdos, do movimento LGBT Surdos, estudantes de fonoaudiologia e do curso de Letras Libras, o vereador Ivan Moraes Filho (PSOL) realizou reunião solene na manhã desta terça-feira, 24, em homenagem ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).”É com indignação que celebramos um idioma que a maior parte da população brasileira não tem conhecimento, embora seja uma língua oficial. Infelizmente ela é restrita a uma comunidade”, disse o vereador. Segundo dados do censo de 2010 (IBGE), mais de 9,7 milhões de pessoas no País possuem algum grau de deficiência auditiva, desse total cerca de 2,2 milhões a têm em situação severa, e, entre esses, 344,2 mil são surdos.

Um dia depois de a Prefeitura do Recife ter veiculado em horário nobre a propaganda institucional dizendo que os serviços públicos municipais de educação são de boa qualidade, o vereador André Régis (PSDB ) ocupou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (23) para apresentar o contraponto. “Um pai que tenha visto o anúncio, apresentado na noite de ontem, durante a exibição do programa de maior audiência aos domingos, o Fantástico, não tem a menor ideia do que as crianças recifenses enfrentam”, criticou.

O vereador Romero Albuquerque (PP) cobrou a regulamentação da lei municipal 17.918/2013, que proíbe o uso de animais como tração para carroças no Recife. “Os animais são maltratados, espancados e usados para transportar cargas pesadas em vários locais da cidade. Ao mesmo tempo que essa irregularidade ocorre, há uma lei que proíbe essa prática, que já foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, mas até aqui continua sem condições de implementação”, advertiu, no plenário da Câmara Municipal.