Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) destacou duas datas, que considera por demais importantes, ao subir à tribuna na tarde desta segunda-feira, 11: o Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro, e o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotado pela ONU em 10 deste mês. Para a parlamentar as duas celebrações, que coincidiram este ano serem no mesmo dia, tratam de assuntos que dizem respeito diretamente à vida de todas as pessoas.

Na última reunião deste ano, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Recife distribuiu entre seus membros dezesseis projetos de lei para serem analisados no início do próximo ano. Além destes, quatro outros projetos foram analisados, sendo um aprovado, um pedido de vista e outros dois rejeitados. Marcaram presença, além do presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PRP), os membros efetivos Eriberto Rafael (PTC), Wanderson Florêncio (PSC) e Almir Fernando (PCdoB). Participou também o vereador Jayme Asfora (PMDB), que compareceu para defender projeto de autoria dele.

Repercutir ações sociais realizadas no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (11). O parlamentar salientou seu apoio para iniciativas que visam melhorar as condições econômicas e o bem estar da comunidade.

Mais uma vez, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) pediu que seja proibida a comercialização do cachimbo narguilé a menores de 18 anos no Recife. Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (11), ela falou sobre os males causados pelo uso do narguilé e defendeu o projeto de lei, de sua autoria, que aborda o assunto em questão.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (11) o projeto de lei do Executivo nº 53/2017, que visa adequar a lei do Sistema Municipal de Unidades Protegidas do Recife. Antes da votação, o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna para pedir que o projeto fosse retirado de pauta para ser analisado pelo Conselho da Cidade – que, segundo ele, deveria ter sido consultado antes que o projeto fosse enviado ao Poder Legislativo.

Na tarde desta segunda-feira, 11, o vereador Marco Aurélio (PRTB) subiu à tribuna para lembrar a passagem do Dia do Engenheiro Civil. A data surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Câmara do Recife realizou nesta segunda-feira (11) sua última reunião de trabalho de 2017. Na ocasião, o grupo – que é presidido pela vereadora Michele Collins (PP) – recebeu entidades e discutiu pareceres a projetos de lei em tramitação na Casa de José Mariano. Também participou do encontro o vereador Ivan Moraes (PSOL), integrante da comissão.

A vereadora Aline Mariano realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 11, para discutir sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Ela partiu do princípio de que a Política Nacional Sobre Drogas, em vigor desde 2005, propõe uma abordagem menos centrada na repressão e, do ponto de vista clínico, na abstenção do uso de drogas. O único profissional previsto no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos para atuação na área é o Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, cujas bases curriculares da formação foram aprovadas em 2002, mesmo assim a profissão não está regulamentada pelo Ministério da Educação e o curso encontra-se fechado em todo o País.

Com temperatura média em torno de 30ºC o Recife é uma cidade tropical que precisa de árvores e sombra em suas ruas, onde grande parte da população se desloca a pé. Há dados garantindo que apesar de manter altas temperaturas, cerca de 5 mil árvores foram derrubadas, sem replantio, de 2013 para os dias atuais. Com o objetivo de debater a questão da arborização urbana, o vereador Jayme Asfora (PMDB) promoveu, nesta quinta-feira (7), audiência pública sobre o tema no plenarinho da Câmara Municipal. “A arborização da cidade é um fato de imensa importância para garantir uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, comentou.

O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, vereador Rodrigo Coutinho (SD), informou durante reunião do colegiado, 06, na sala das Comissões da Câmara de Recife, que vai convidar o presidente da URB, João Alberto, extensivo ao presidente do Instituto Pelópidas Silveira e o Secretário de Planejamento, para debater no seio da Comissão o destino do terreno do Aeroclube. O debate sobre a área vem se intensificando em torno de que será construído ali um habitacional, parque ou projeto misto que contemple os dois equipamentos. Caso o convite seja aceito, a reunião deverá se dar na segunda-feira, 11.