“Hoje, 27 de novembro, dia que nós católicos temos a oportunidade de celebrar e reverenciar à Nossa Senhora das Graças, faço um apelo ao Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (SETUR), no sentido de disponibilizar estruturas de apoio aos romeiros de nossa cidade e de outros lugares que participam de peregrinações por todo o Pernambuco”, enfatizou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, ao falar sobre a peregrinação ao Santuário de Cimbres, que fica na aldeia dos índios Xucurus, no município de Pesqueira, agreste do Estado.
Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (27) o vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu a audiência pública, promovida por ele, realizada pela manhã no plenarinho da Câmara Municipal. O evento abordou a importância de incluir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Recife.
Com o objetivo de abordar a importância de inserir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o vereador Ricardo Cruz (PPS) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 27. “Como parlamentar, desenvolvendo ações voltadas à população do Recife, vimos a necessidade de integrar os cuidados da saúde animal com a saúde da população, em razão do convívio das pessoas com animais domésticos e mesmo com animais soltos que perambulam nas ruas de nossa cidade”, disse. Ele lembrou que cerca de 60% das doenças que mais acometem os seres humanos advém das zoonoses.
Por considerar relevantes os serviços prestados pelo empresário Paulo de Mélo e Lima, nascido em Altinho, agreste pernambucano, o vereador Wanderson Florêncio (PSC), sugeriu o nome dele para receber o Título de Cidadão de Recife. Nome aprovado pela Câmara Municipal, a Casa realizou a solenidade para concessão da honraria, sexta-feira, 24. Plenário ocupado por convidados, parentes e amigos, ouviram do parlamentar breve histórico da vida e trajetória do empresário. “Homenagear Paulo é me homenagear. Ele me ensinou tudo sobre Recife. Reconhecer sua importância é um ato de gratidão”.
Para debater os problemas que afetam os oito conselhos tutelares nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) do Recife, a vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira, 24. “Resolvemos fazer este debate porque ouvimos muitos relatos que demonstram a falta de condições dignas de trabalhos nos conselhos. E todas nós sabemos como educadoras, mães e cidadãs que o bom funcionamento desses conselhos é fundamental na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse. As reclamações foram diversas, como situação de prédios com infraestrutura precária, falta de material de expediente, sucateamento dos carros usados para atender às denúncias, salários baixos e falta de interlocução junto à gestão municipal.
Três projetos de lei do Executivo foram analisados pela Comissão de Finanças e Orçamento na Câmara de Recife hoje, 23. Entre eles o presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC) destacou o PLE 63 que institui a Brigada Maria da Penha. Segundo ele, a proposta é integrar em todas as frentes no âmbito da Prefeitura, a rede municipal incluindo Guarda, escolas e outros equipamentos. “É da maior importância integrar toda a rede no combate à violência contra as mulheres. É necessário fazer esse enfrentamento”. Participaram da reuni]ao os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Aerto Luna (PRP).
A reunião da Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP) discutiu cerca de vinte propostas entre projetos de lei do Legislativo e do Executivo. Três foram retirados de pauta, seis foram rejeitados e onze aprovados. Participaram do encontro na sala das Comissões da Câmara de Recife, os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Wanderson Florêncio (PSC), Eriberto Rafael (PTC), Amaro Cipriano Maguari (PSB), além do presidente colegiado.
A vereadora Aline Mariano (PMDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao jornalista Aldo Vilela na manhã desta quinta-feira, 23. “Paixão pela verdade, por histórias, por revolução, por pessoas. Tudo isso misturado à inquietação de fazer a diferença, de contar o que ninguém quer que seja contado, de ir onde ninguém teve coragem de ir. Não se calar diante de injustiças, questionar a ponto de ser taxado como chato, desconfiar do que parece confiável. Ouvir os dois lados e olhar atento as mazelas sociais. Esses são sintomas fortíssimos do jornalismo. Profissão que de longe não é glamourosa nem elitizada”, disse ela no discurso, referindo-se à profissão de Aldo e ao mesmo tempo justificando a razão de tê-lo escolhido para homenageá-lo.
O vereador Ricardo Cruz (PPS), que é ativista da causa animal, criticou durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira, 22, a não regulamentação da lei 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal na cidade do Recife. De acordo com parlamentar, muitos animais, em especial os de grande porte, sofrem sem assistência suficiente dos órgãos responsáveis.
“Dizer que o aborto defende as mulheres é absurdo. O discurso para desmerecer as pautas da família é sempre o mesmo e não me incomoda ser taxada de conservadora quando estou certa que represento aqui a voz de tantos pais e mães”, enfatizou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (22) ao falar sobre a aprovação, na Câmara dos Deputados, da primeira versão da Proposta de Emenda à Constituição 181, que criminaliza o aborto relativo à gravidez decorrente de estupro.