Ambulâncias nos locais de concursos e vestibulares, é o que propõe o vereador Wilton Brito

O vereador Wilton Brito (PHS) criou projeto de lei que determina que as entidades responsáveis por realização de provas de vestibular, concursos e outros eventos do mesmo tipo, sejam obrigadas a disponibilizar ambulâncias nos locais de realização dos certames. O projeto diz que os eventos precisam ter 1,5 mil pessoas, no mínimo, reunidas no mesmo local para que a ambulância e uma equipe médica estejam disponíveis para atendimento.

O texto prevê que as ambulâncias precisam estar com todo o equipamento necessário para atuar em caso de emergência e também de situações mínimas para o transporte inter-hospitalar e no atendimento pré-hospitalar. A disponibilidade do veículo vai ser a mesma da realização dos eventos, ficando à disposição meia hora antes e meia hora após o horário das provas, em locais estratégicos. O projeto, de número 96/2014, já foi enviado para as comissões de Legislação e Justiça; Higiene Saúde e Bem Estar Social; Finanças e Orçamento e Defesa dos Direitos Humanos para emissão de pareceres, e diz que o descumprimento da lei vai ocasionar multa de R$ 1.620,00 ao infrator.

Para o vereador Wilton Brito, os concursos e similares sempre geram um grande volume de pessoas, o que pode gerar sérios problemas, por isso que ele pensou na possibilidade de solucionar esse tipo de situação, se por acaso elas ocorrerem.  “Diante de fatos já ocorridos e da falta de visão de tais riscos, como no caso de Santa Maria (RS), propomos a presente lei para que ao menos uma unidade de resgate do SAMU seja colocada à disposição de pronto atendimento, no caso de uma fatalidade”, diz o parlamentar. Segundo o vereador, existe a consciência de que apenas uma ambulância não vai resolver dependendo da gravidade dos fatos, mas terá “condições de iniciar o socorro de feridos e providenciar os primeiros socorros em casos mais graves”.

Em 22.05.14, às 11h45.

registrado em: wilton brito