Augusto Carreras repercute ações locais contra vazamento de óleo

A contaminação da costa do Nordeste por um vazamento de óleo de origem ainda desconhecida foi tema de um discurso do vereador Augusto Carreras (PSB) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). O parlamentar criticou a postura do Governo Federal no caso – e destacou as ações promovidas pelo Governo de Pernambuco, pela Prefeitura da capital e pela própria população nordestina para a minimização do desastre ambiental.

“Até a presente data, não existe um plano nacional para o vazamento, para investigar a origem do óleo. Apenas acusações e falácias. Vemos, nesse cenário de desespero, terror, falta de compromisso com o meio ambiente e com nossa região, o presidente se preocupar em fazer picuinha nas redes sociais, trazendo situações levianas e brincando com algo sério. O Governo Federal não tem nenhuma medida para tratar da questão com o Nordeste”, disse o vereador, citando os ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro contra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a respeito da autoria do 13º do Bolsa Família.

Carreras ressaltou que foi criada, por Paulo Câmara, uma Sala de Situação para tratar das manchas de óleo que comanda ações junto a diversos órgãos da administração estadual. Além disso, passou de 200 para 400 pessoas o efetivo do Governo do Estado para a mobilização contra o vazamento, que contou ainda com o auxílio de 350 voluntários. Nos últimos três dias teriam sido coletadas 71 toneladas de óleo nas praias pernambucanas – 60 delas já encaminhadas ao Centro de Tratamento de Resíduos de Igarassu.

Já a Prefeitura do Recife, que passou a integrar a Sala de Situação do Governo do Estado, mobilizou 200 profissionais de limpeza da Emlurb para ações nas praias. Com a possibilidade de uma nova mancha chegar à costa recifense, o Executivo da capital tem monitorado e planejado a atuação das equipes locais. Augusto Carreras observou que o plano inclui a utilização da plataforma Transforma Recife para que a população possa se somar aos esforços.

Os cidadãos que se uniram voluntariamente à limpeza das praias foram alvo de elogios do parlamentar. “Quero tirar meu chapéu para a brava população nordestina, que foi, muitas vezes sem os instrumentos necessários, quem colocou a mão no óleo para limpar oceanos e ajudar os animais prejudicados. Quero cumprimentar essas pessoas.”

Nota de repúdio – Ainda na tribuna do plenário, Augusto Carreras leu uma nota oficial da liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a respeito das declarações de Bolsonaro contra Paulo Câmara. “Já não surpreendem os surtos de agressividade do presidente da República. Desta vez, de forma injustificada, desrespeitosa, agressiva e desonesta, sai dos seus afazeres em Brasília para agredir Pernambuco e seu governador, faltando com a verdade acerca do Bolsa Família, programa que sempre criticou”, afirmaram os deputados no documento.

Em 21.10.2019, à 18h02

registrado em: augusto carreras