Caixa de Natal recebe homenagem na Câmara

Diante da representatividade e importância do Caixa de Natal para o Recife, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma reunião solene, na manhã desta sexta-feira (30), para celebrar os 5 anos do evento. Anualmente, o Recife é palco do emocionante espetáculo Caixa de Natal formado por 38 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança que protagonizam a cantata natalina ocupando as janelas e a varanda do prédio da Caixa Cultural Recife, abrindo o ciclo natalino na cidade. Milhares de pessoas são esperadas para assistir gratuitamente a apresentação que começa pontualmente às 18h. O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu a solenidade.

Segundo Wanderson Florêncio, o Caixa de Natal é um Projeto privado  coordenado pelos idealizadores Luiz Carlos Coelho Neves Filho e por Diogo Leite da Silva. “Após participar de um Edital de Seleção Pública, conseguiram ocupar o Espaço da Caixa Cultural para a apresentação do Projeto. Assim surgiu a Cantata do Caixa de Natal. Na época, os amigos iriam montar um coral para a Cantata, quando surgiu a ideia de convidar crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança, prevendo ser uma ótima iniciativa de aprendizado social continuada. Fruto do crescimento do projeto, o Movimento Pró-Criança conseguiu inaugurar, em 2017, a Escolinha de Música do Movimento Pró-Criança com aulas de Piano, violão e flauta. Ao todo, são mais de 80 pessoas que se dedicam em uma jornada intensa de oito meses de trabalho, na pesquisa de repertório, composição dos arranjos, ensaios musicais e de coreografias, desenvolvimento de figurino, divulgação, e apresentação do evento”.

A primeira apresentação do Caixa de Natal aconteceu no dia 14 de dezembro de 2014 e contou com 25 mil pessoas prestigiando a Cantata, onde jovens e crianças foram distribuídos em 33 janelas e varandas do Edifício Caixa Cultural Recife, em frente ao Marco Zero e contou com a participação especial do cantor, compositor e pianista Ivan Lins. “No ano seguinte, em 2015, o número de pessoas que presenciaram a apresentação dobrou e cerca de 50 mil pessoas prestigiaram o evento com a participação especial do cantor Guilherme Arantes. Em 2016 o show ficou por conta  do cantor pernambucano Geraldo Azevedo e, em 2017, foram mais de 90 mil pessoas com a presença de Lenine”, ressaltou o vereador Wanderson Florêncio.

De acordo com Wanderson Florêncio, o Natal reserva características que fazem com que a maioria das pessoas espere ansiosamente por este mês. “Tão belo, significativo e que deixa nossa cidade ainda mais bonita. É uma festa imensamente importante. Sinto-me orgulhoso em poder prestar esta homenagem, que foi aprovada por unanimidade pela Casa José Mariano, a casa do povo recifense, a esse Projeto que emociona e traz alegria a tanta gente nesta época tão bonita do Natal. E neste próximo domingo, dia 2 de dezembro, estaremos lá no Marco Zero prestigiando os cinco anos do Caixa de Natal, que contará com a participação especial da extraordinária cantora Elba Ramalho”.

Os dois idealizadores do Caixa de Natal, Luiz Carlos Filho e Diogo Leite da Silva receberam um certificado comemorativo. Após a entrega, o Coral Caixa de Natal realizou uma apresentação musical encantando os presentes no plenário da Casa de José Mariano. Luiz Carlos Filho e Diogo Leite da Silva, dirigiram-se à tribuna bastante emocionados. Eles fizeram questão de  enaltecer o projeto.  “O maior combustível desse projeto é o amor. Ele foi idealizado e executado com muito amor. Particularmente, trouxe para mim o sentido da solidariedade e da humildade. São eles a razão de todos os meus sacrifícios, disse Luiz Carlos Filho. Em seu discurso de agradecimento, Diogo Leite da Silva recordou o poema do pernambucano Manuel Bandeira “À Sombra das Araucárias”: “A arte é uma fada que transmuta e transfigura o mau destino. Prova. Olha. Toca. Cheira. Escuta.Cada sentido é um dom divino". Obrigado, Recife”.

Em 30.11.18 às 11h37.

registrado em: aderaldo pinto