Câmara do Recife homenageia povo palestino

Numa iniciativa conjunta dos vereadores Jayme Asfora, atualmente sem partido, e Ivan Moraes (PSol), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira (29) para celebrar os “125 anos da Imigração do Povo Palestino no Brasil” e o “Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino". Essa data comemorativa foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1977 porque o 29 de novembro é especial para o povo palestino. Nesse dia, em 1947, a Assembleia Geral adotou a resolução 181, também conhecida como o plano de Partilha da Palestina. Foi esse plano que criou um “Estado judeu” e um “Estado árabe”, com Jerusalém sob um regime internacional especial. Dos dois países, apenas um — Israel — foi estabelecido até o momento. “É importante homenagear a luta dos palestinos pelo seu Estado, bem como celebrar o excelente e harmônico convívio entre os descendentes de palestinos e judeus no Recife há mais de 125 anos. São várias gerações que se cruzaram aqui, no Recife!”, destacou Asfora.

A bandeira verde, branca, vermelha e preta, do Estado da Palestina, foi estendida na tribuna do plenário e o hino do País foi executado logo após o nosso Hino Nacional. A reunião solene foi presidida pelo vereador Ivan Moraes, que compôs a mesa com o economista e antropólogo Hissa Mussa Hazim, membro da diretoria da Federação Árabe Palestina no Brasil; o arquiteto e empresário João Asfora Neto, membro da Aliança Palestina no Recife; o jornalista André Frej, também da Aliança e o professor e escritor judeu Jacques Ribemboin. Um dos objetivos do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino é despertar a atenção mundial para o fato de que a situação da Palestina continua por resolver, já que, de acordo com a ONU, o povo palestinino tem direito a um Estado independente e soberano, que conviva em paz com Israel. Em seu discurso de saudação, o vereador Jayme Asfora lembrou orgulhosamente, que seus bisavós foram os primeiros imigrantes palestinos no Brasil, e faz questão de registrar que o Recife deveria ser exemplo para o restante do mundo, pois aqui palestinos e judeus sempre conviveram em paz e com muito respeito.

Na justificativa da solenidade, o vereador contou que historicamente, a Palestina sempre foi lastreada pelo multiculturalismo advindo dos vários povos e etnias que habitaram, desde sempre, essa importante região do Oriente Médio.  “Anatólios, egípcios, fenícios, armênios, iranianos, cananeus, judeus, romanos, árabes, entre outros, contribuíram precipuamente para a formação do povo palestino, o qual tem por característica a grande força de trabalho e a forte ligação com sua terra”, argumentou. Ele lembrou que que, a partir do início do Século 20, enquanto o movimento antissemita que vigorava na Europa, vários judeus migraram para a região que historicamente por eles também era habitada. “No entanto, a imigração sofreu resistência de alguns setores, visto que não foi realizada de forma sistemática e organizada”.

Jayme Asfora contou que em 1947, a ONU determinou por meio da Resolução nº 18, a divisão da Palestina em dois Estados: o Palestino e o Israelense.  “Desde então, esta é a única solução possível para a Paz: dois Povos, dois Estados. Palestina e Israel, convivendo lado a lado, estáveis, com harmonia e segurança mútuas. Como nunca deveria ter deixado de ser”, lembrou. Em 1977, a Assembleia Geral do ONU solicitou que fossem celebrados todos os anos, no dia 29 de novembro (Resolução nº 32/40-B), o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. “Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina. A efetivação do Estado Palestino independente e o retorno dos refugiados, conforme as resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU são questões cruciais à construção de uma paz com justiça e igualdade, uma paz duradoura para o povo palestino e todos os povos do Oriente Médio. O reconhecimento do Estado livre, independente e soberano da Palestina é o caminho da concórdia, fraternidade e justiça”, concluiu.

Ivan Moraes ressaltou que era aliado do povo palestino e como tal estava dialogando com a Prefeitura do Recife no sentido de firmar um acordo entre as cidades do Recife e de Belém, na Palestina, para que sejam declaradas cidades irmãs. Ele disse que a população palestina em Recife é uma das maiores do país e, portanto, seria natural dar visibilidade à causa desse povo. “Ser Aliado da causa palestina é se solidarizar com a luta desse povo, é afirmar a luta deles”.

Após a fala do vereador, o antropólogo Hissa Mussa Hazim, membro da diretoria da Federação Árabe Palestina no Brasil, destacou que o Recife abriga a maior comunidade palestina do Brasil. com cerca de cinco mil pessoas e leu trechos da carta que o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, enviou hoje para o secretário-geral da ONU, Antonio Gutierres, que faz um apanhado da história da palestina e importância da data. Ualid Rabah pediu que Gutierres reconheça e aceite a Palestina como país membro pleno da ONU. “A comunidade palestina também para que os descendentes espalhados  pelo Brasil também se empenhe nessa causa”, disse. Hissa Hazim acrescentou que a realização da reunião solene na Câmara Municipal do Recife foi importante.  “O povo palestino vive sob ocupação há 72 anos e tem pouca autonomia. O poder de ação é muito pequena. Quem tem que fazer algo somos nós, dispersos na diáspora, junto aos políticos dos municípios, estados e do país como um todo, para encontrar formas de interferir e atuar junto a ONU”, observou.

Membro da Aliança Palestina no Recife; o jornalista André Frej, ressaltou que o vereador Jayme Asfora dá um passo além nas comemorações do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, pois pretende instituir o Dia Municipal, nessa mesma data. Ele explicou que a aliança, de que participa, é um espaço de solidariedade para reforçar a luta do povo palestino.

 

Em 29.11.2019 às 11h56.

registrado em: jayme asfora