Câmara homenageia Maximiano Campos

O parque a ser construído em Apipucos receberá o nome de Escritor Maximiano Campos por força da lei sancionada pelo prefeito João da Costa, a partir de um projeto proposto pelo vereador Augusto Carreras (PV). “Antes de constituir uma simples homenagem protocolar, trata-se de um reconhecimento dos que fazem a Casa de José Mariano a esse escritor pernambucano”, afirmou o parlamentar.

O vereador Augusto Carreras ilustrou o seu projeto com um pequeno histórico da vida do escritor. Ele afirmou que Maximiano Campos nasceu no Recife em1941 e foi um dos luminares da Geração 65, formada por poetas e romancistas de Pernambuco. “Seus romaces e contos mereceram o aplauso de Ariano Suassuna, cujo rigor faz com que seu endosso a obras literárias seja sempre escasso. Não foi à toa que Maximiano Campos entrou no restrito rol dos elogiados pelo mestre”, afirmou

Mais do que um a homenagem, o projeto busca resgatar as obras do autor. Augusto Carreras acrescentou que Maximiano teve uma vida “breve e luminosa” e que deixou como legado uma obra sólida, mas que a exemplo de outros grandes escitores locais, acaba correndo o risco de ficar restrita a um âmbito limitado. “Para corrigir a injustiça, surgiu o projeto de reunir o conjunto de obra literária desse intelectual inquieto e criativo, que, em seus escassos 57 anos de vida, acumulou uma formidável bagaem de atividades signifcativas na sua vida cultural de Pernambuco”, disse.

 

 

Em 23.01.2012, às 11h30.

registrado em: augusto carreras