Câmara promove Curso de Conteúdo para Mídias Sociais

Sintonizada com as novas tendências da comunicação, visando um relacionamento mais eficiente e eficaz com o cidadão, a Câmara Municipal do Recife ofereceu um treinamento para os servidores sobre produção de conteúdo para mídias sociais de órgãos públicos. As aulas, ministradas pelo consultor e estrategista da Mosh Comunicação, Fred Perillo, ocorreram na noite de quinta-feira e na manhã desta sexta-feira (6), totalizando uma carga de oito horas.

O curso teve como propósito orientar os servidores, sobretudo o pessoal ligado à área de Comunicação Social e assessores dos vereadores, no sentido de planejar o conteúdo, definir a missão editorial e o chamado “social script” dos canais digitais, que são essenciais em tempos de mídias sociais. Uma das direções mostrou que, antes do conteúdo é preciso definir a narrativa e conduzi-lo da forma mais criativa possível. Outros temas abordados foram: interação e relacionamento, estratégias para vídeos na internet, conteúdos ao vivo, como fazer lives e streaming, mídia e publicidade.

O consultor Fred Periilo disse que foi louvável a iniciativa do primeiro secretário da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PROS),  de promover o curso. “Foi importante oferecer este curso aos servidores, por que busca capacitar os quadros para a comunicação digital que hoje predomina nas mídias sociais. O curso teve foco no conteúdo do que os assessores fazem no dia a dia. Foi um momento de troca, de conhecimento de novidades”.

A sugestão para realização do curso partiu da Comunicação Social da Câmara Municipal e diretora do Departamento, jornalista  Éden Pereira, considera que atendeu às expectativas . “Nós sabemos da importância das redes sociais para a instituição e para o mandato parlamentar. Sabemos também do desafio diário que enfrentamos para comunicar à sociedade conteúdos relevantes. O curso nos concedeu a oportunidade de aprofundar conhecimentos e aprendermos mais com um profissional experiente, que alia teoria e exemplos reais”.

O curso elucidou questões fundamentais para os assessores que trabalham com comunicação digital como, por exemplo, planejar e montar uma estratégia de conteúdo, escolher os melhores canais e formatos digitais, conhecer o perfil dos post, produzir vídeos eficazes, etc. Nas oito horas de aula, foi mostrado que a produção de conteúdo para canais digitais é, dentro das atividades do marketing institucional, aquele que mais exige esforço e capacitação dos profissionais de comunicação.

O assessor do vereador Aderaldo Pinto (PSB), Diego Felipe Neves Florêncio, disse que o curso permitiu enxergar melhor as estratégias que podem ser usadas no dia a dia. “Pude perceber que o marketing é importante, assim como aproveitar o nosso trabalho para extrair  informações relevantes, chegarmos ao público e transmitir nossa mensagem de forma atrativa. Isso, para mim, foi essencial”, disse.

O jornalista José Accioly, assessor do vereador João da Costa (PT), também participou do curso. “Foi importante para aprimorar o conhecimento em novas linguagens e conhecer ferramentas que estão sendo utilizadas na Comunicação Política atualmente.  Tudo isso auxilia no trabalho para aproximar as atividades do Legislativo e do parlamentar junto à população, dando maior visibilidade às ações para o bem público”.


Em 06.12.2019, às 12h55