Câmara tem 16 novos vereadores; confira nova composição da Casa

No último domingo, 1º de janeiro, os 39 vereadores eleitos do Recife tomaram posse na Casa de José Mariano. Os parlamentares, que vão cumprir seus mandatos entre 2017 e 2020, também elegeram a nova Comissão Executiva da Câmara. Na ocasião, foram empossados ainda o prefeito da capital, Geraldo Julio, e o vice-prefeito Luciano Siqueira.

A 17ª legislatura da Câmara do Recife tem uma taxa de renovação de aproximadamente 41% – são 14 os novos vereadores que não fizeram parte do grupo parlamentar anterior e mais dois que participaram temporariamente como suplentes e voltaram agora como representantes eleitos. A legislatura também conta, entretanto, com políticos com ampla experiência na Casa: é o caso, por exemplo, dos vereadores Antônio Luiz Neto (PTB), Carlos Gueiros (PSB) e Eduardo Marques (PSB), todos em seu sétimo mandato consecutivo.

A nova Comissão Executiva, que foi escolhida por meio de votação aberta, combina vereadores em primeira legislatura com aqueles que já faziam parte da Casa. A Eduardo Marques e Carlos Gueiros couberam a presidência e a primeira vice-presidência da Câmara, respectivamente; os novos vereadores Fred Ferreira (PSC) e Chico Kiko (PP) foram eleitos, nessa ordem, para a segunda vice-presidência e para a terceira vice-presidência.

O vereador Marco Aurélio (PRTB) é quem vai assumir a primeira secretaria da Comissão Executiva, cargo responsável pelas finanças da Câmara do Recife. Marcos di Bria (PSDC) foi escolhido para a segunda secretaria, e Jairo Britto (PT), para a terceira. Os suplentes de secretário eleitos foram Romerinho Jatobá (PROS) e Aderaldo Pinto (PSB).

A composição partidária da nova legislatura é formada por 21 partidos diferentes. A maior bancada pertence ao PSB – o mesmo partido do prefeito Geraldo Julio –, que conta com oito vereadores. Já PP, PRTB e PSC possuem três representantes cada. PMDB, PRB, PSDB, PEN e PT têm dois parlamentares cada um. A Câmara está composta ainda pelos partidos PRP, PTB, PCdoB, PTC, PSD, PSOL, PDT, PPS, SDD, PSL, PSDC e PROS, que integram a Casa com um representante cada.

A bancada de oposição da Câmara continua, como na legislatura anterior, sendo composta por oito parlamentares. A partir deste ano, esse papel cabe aos vereadores Ana Lúcia (PRB), Antônio Luiz Neto (PTB), Ivan Moraes (PSOL), Jairo Britto (PT), Marília Arraes (PT), Rinaldo Júnior (PRB) e Rogério de Lucca (PSL). Apesar de seu partido integrar a base do governo, o vereador André Régis (PSDB) mantém uma postura independente e também faz oposição à Prefeitura.

Confira a nova composição da Câmara Municipal do Recife:

Aderaldo Pinto (PSB)
Aerto Luna (PRP)
Aimée Carvalho (PSB)
Alcides Teixeira (PRTB)
Aline Mariano (PMDB)
Almir Fernando (PCdoB)
Amaro Cipriano Maguari (PSB)
Ana Lúcia (PRB)
André Régis (PSDB)
Antônio Luiz Neto (PTB)
Augusto Carreras (PSB)
Benjamim da Saúde (PEN)
Carlos Gueiros (PSB)
Chico Kiko (PP)
Davi Muniz (PEN)
Eduardo Marques (PSB)
Eriberto Rafael (PTC)
Felipe Francismar (PSB)
Fred Ferreira (PSC)
Gilberto Alves (PSD)
Hélio Guabiraba (PRTB)
Ivan Moraes (PSOL)
Jadeval de Lima (PDT)*
Jairo Britto (PT)
Jayme Asfora (PMDB)
Junior Bocão (PSDB)
Marco Aurélio (PRTB)
Marcos di Bria (PSDC)
Marília Arraes (PT)
Michele Collins (PP)
Natália de Menudo (PSB)
Renato Antunes (PSC)
Ricardo Cruz (PPS)
Rinaldo Júnior (PRB)
Rodrigo Coutinho (SDD)
Rogério de Lucca (PSL)
Romerinho Jatobá (PROS)
Romero Albuquerque (PP)
Wanderson Florêncio (PSC)

*O vereador Jadeval de Lima renunciou ao mandato de vereador do Recife para assumir uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em seu lugar, vai assumir o ex-vereador Eduardo Chera (PDT), que já tem sua posse marcada para acontecer na próxima quarta-feira (4), às 10h, na Sala de Comissões da Câmara.

registrado em: aderaldo pinto