Comissão Especial discute problemas ocorridos durante Concurso da Guarda Municipal

Os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Eurico Freire (PV), Osmar Ricardo (PT), Aderaldo Pinto (PRTB) e Almir Fernando (PC do B) se reuniram na manhã de hoje, 10, com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti. O objetivo foi discutir problemas ocorridos durante as provas para o concurso público da Guarda Municipal do Recife, como a falta de energia elétrica em um dos prédios, provocando a saída de candidatos das salas.

O certame foi realizado no dia 1º de junho para preenchimento de 1.355 vagas para o cargo de Agente de Segurança Municipal com remuneração de R$ 1.932,67. Mais de 45 mil pessoas se inscreveram. De acordo com Murilo Cavalcanti, a interrupção da energia se deu por volta das 11h40 no prédio da Faculdade IBGM, localizado no bairro da Boa Vista, onde cerca de 3.200 candidatos faziam as provas. “Muitos deles saíram das salas e houve um princípio de tumulto”, disse.

Ainda de acordo com o Secretário, a empresa responsável pela organização do exame, Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad), fez  um levantamento do que aconteceu. “Formamos uma comissão na Prefeitura e elaboramos um relatório junto com as informações repassadas pelo Ipad para entregá-lo ao Prefeito Geraldo Júlio. Ele vai decidir se o concurso deverá ou não ser anulado”.

Na opinião de Carlos Gueiros, presidente da comissão, o concurso deveria ser cancelado. “Nossa recomendação é pelo cancelamento. Manda o bom senso que o exame seja repetido”.  Eurico Freire concorda e argumenta que “uma parcela grande de candidatos que se preparou para as provas foi ainda mais prejudicada. O ideal seria anular o certame”. Para Gueiros, a reunião com o Secretário Murilo Cavalcanti foi positiva. “O secretário se dispôs a vir aqui conversar e houve sintonia entre o que a comissão e o secretário pensam em relação a esse concurso. Estamos satisfeitos”. Também participaram do encontro o Gerente Geral de Operações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Coronel Jonas Barbosa, e o Corregedor Geral da Guarda Municipal do Recife, Lívio Bernardo.

Em 10.06.2014, às 11h57

registrado em: aderaldo pinto