Dia do Cerimonialista é celebrado na Câmara

Conforme a Lei Federal nº 12.092, o Dia Nacional do Cerimonialista passou a ser comemorado anualmente no dia 29 de outubro e a vereadora Goretti Queiroz (PSC) fez questão de celebrar a data, na noite desta terça-feira (29), na Câmara. “Hoje, os verdadeiros maestros dos bastidores viram protagonistas. Fazendo uma analogia com uma orquestra, o cerimonial seria o regente e eu não poderia deixar essa data passar em branco, sabendo da importância desses profissionais na condução dos eventos”, enalteceu a parlamentar. O vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu a solenidade.

A mesa do evento foi composta pelo Coronel Francklin Santos, representando o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP); além de Silas da Costa e Silva, representando a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) e Eduardo Vaz, diretor da Representação Estadual de Pernambuco. O Quarteto de Cordas Matéria Prima do Conservatório Pernambucano de Música e o Trio Macambira, formado por integrantes do curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, fizeram apresentações musicais durante a reunião solene.

Segundo a vereadora Goretti Queiroz, a data foi sancionada pelo Ex-Vice Presidente da República, José Alencar, no dia 16 de novembro de 2009 e, desde então, comemora-se o dia. “E brindamos junto a todos esses profissionais que planejam, organizam, filtram informações e mensuram custos. Indicam fornecedores de qualidade, analisam contratos, conferem buffet, organizam cerimônias, negociam valores. Essas são apenas algumas das suas atribuições diárias. Um trabalho incansável para levar o melhor para os seus clientes”.

Goretti Queiroz fez grande destaque à profissão de cerimonialista e citou que os profissionais transmitem segurança nos eventos. “Como não reconhecer isso? Como não enaltecer a profissão? Vocês são os olhos e o coração dos noivos no dia do casamento, vocês são a segurança dos eventos públicos e corporativos. São essenciais para a construção de um evento. Como disse certa vez a autora do livro “Protocolo e Cerimonial: Normas, Ritos e Pompa”, Gilda Fleury Meirelles: o cerimonial é uma função que exige constante aperfeiçoamento profissional, conhecimento amplo do comportamento humano, da economia, da política, da sociologia e de outras ciências”.

A parlamentar recordou os funcionários que trabalham na Câmara Municipal do Recife e os elogiou pela atuação. “Aqui, na Câmara, temos alguns exemplos de profissionais que abrilhantam as nossas solenidades, como é o caso da querida cerimonialista, Ana Torti, que há anos trabalha cuidando dos eventos aqui da Casa. Também não poderia deixar de falar de Gisele Carneiro, que faz parte da minha equipe e organiza todos os meus eventos”. A vereadora Goretti Queiroz também lembrou sobre a regulamentação da profissão. “Apesar de toda a comemoração em volta da data, ainda há muito para ser conquistado pelos profissionais da área. E uma das principais lutas é a regulamentação da profissão. Como vereadora do Recife e como uma entusiasta da profissão, lutarei pela valorização e reconhecimento. Que hoje vocês possam sair de trás das cortinas dos palcos e assumam a história como personagens principais. Parabéns a todos e todas pelo dia”.

Durante o evento, certificados foram entregues a Francklin Santos; Silas da Costa e Silva; Tatiana Marques, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC); Eduardo Vaz; Ana Torti, Assessora de Relações Públicas da Câmara Municipal do Recife e Renata Lima, do Workshop Cerimonial Social do Nordeste.

Silas da Costa e Silva, representando a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), dirigiu-se à tribuna saudando os presentes e elogiou a iniciativa da vereadora Goretti Queiroz. “Temos um árduo trabalho e uma enorme reponsabilidade pousa em nossos ombros”. Com 40 anos de atuação, Silas da Costa e Silva disse que era com extrema emoção que estava discursando e ressaltou que o planejamento, na profissão, é fundamental. “Os cuidados são redobrados em nossa profissão. O estilo calmo e serenidade precisam ser constantes. Na nossa profissão, prevenir é melhor do que remediar”.

Silas da Costa e Silva citou um pensamento de Fernando Pessoa e confessou que o aprendizado profissional é diário. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, segundo Fernando Pessoa. Aprendi muito nessa profissão, ouvindo grandes oradores, participando de congressos, debates e conferências. Agradeço o reconhecimento das  organizações que dão a devida importância ao cerimonial. Uma das lições que meu pai dizia era: se você não souber avaliar, não critique. Muitas vezes, terminamos o evento e as críticas são muitas, e nós temos é que aprender com elas. Muito obrigado a todos e todas”.

Francklin Santos, representando o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP), também discursou no plenário da Casa. Ele lembrou que o ex-deputado Guilherme Uchôa criou o Dia do Cerimonialista, que passou a fazer parte do evento de Datas Comemorativas em Pernambuco, por meio de um projeto de lei. “A iniciativa de criação da data foi uma recomendação do Comitê Nacional do Cerimonial Público aos Parlamentos Estaduais e ao Federal. A data escolhida homenageia a criação da entidade, em 29 de outubro de 1993”. Francklin Santos também recordou sobre a tramitação do projeto 129, que está no Senado, sobre a regulamentação da profissão e agradeceu todos os presentes na solenidade. “A aprovação da proposição regulamentará o exercício da profissão de cerimonialista e as atividades relacionadas com cerimonial. O projeto está no órgão revisor e se não sofrer emendas seguirá para a sanção. É hora de comemorarmos o nosso dia e gostaria de agradecer à vereadora Goretti Queiroz e todos aqui que compareceram à Câmara. Muito obrigado e parabéns”.

Em 29.10.2019 às 19h36.

registrado em: goretti queiroz