Festa da Santa Luzia entra no Calendário Oficial do Município

A festa da Santa Luzia realizada anualmente na comunidade da Vila Santa Luzia, bairro da Torre, em Recife, agora faz parte do Calendário Oficial do Município. A Lei 8.078/14 que foi aprovada no plenário da Casa de José Mariano, sancionada em 10/12/14 e publicada no Diário Oficial do município no dia 11/12/14 é do vereador Aderaldo Pinto (PRTB). “O evento já existe há 30 anos com muita fé, devoção e organização da Paróquia Nossa Senhora do Rosário”, destacou o parlamentar.

Segundo dados recentes da Paróquia e da Polícia Militar, na versão de 2013, cerca de 20 mil pessoas acompanharam as festividades que tem seu ponto máximo na procissão realizada pela Igreja Matriz da Torre no dia 13 de dezembro, dia da Santa Luzia.  ”Além de toda devoção e fé dos moradores do entorno pela Santa Luzia, a festa reúne várias ações sociais que ajudam os mais necessitados e também movimenta a economia do local dando retorno aos comerciantes e moradores. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realiza várias ações em conjunto com a população. A cada ano a festividade só aumenta, sendo um objeto de alegria, tradição, esperança e fé cristã das pessoas da comunidade que se organizam antecipadamente para participar, apoiar e contribuir com os festejos da comunidade”.

Santa Luzia ou Santa Lúcia é denominada a santa protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Conta-se que ela pertencia a uma família que lhe deu ótima formação cristã ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do seu pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de família. Ao pedir um tempo para a decisão foi à uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos por que passaria. Diz a antiga tradição que a proteção aos olhos veio porque ela teria arrancado os próprios entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.

Em 29.12.14 às 14h45.

registrado em: aderaldo pinto