Goretti Queiroz diz que fogos com estampido estão banidos

Por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife acatou e não haverá mais queima de fogos de artifício com estampido nas festas de final de ano da cidade. A vereadora Goretti Queiroz (PSC) comemorou a decisão, que segundo ela vai poupar animais, idosos, doentes e crianças autistas dos transtornos provocados pelo barulho. Ela disse na tarde desta quarta-feira (18), na Câmara do Recife, que essa decisão acertada veio com a pressão da sociedade e a luta dos movimentos da causa animal. A recomendação foi feita pelo promotor Ricardo Coelho, da Promotoria de Meio Ambiente.

Goretti Queiroz lembrou que no aniversário do Recife, 12 de março,  deu de presente à cidade uma queima de fogos de artifício sem estampido e a festa foi linda. “Isso prova que podemos festejar com fogos de forma democrática sem causar problemas à saúde das pessoas". Ela lembrou ainda que recentemente um garoto de dez anos viu seu cão de estimação morrer, vítima de um ataque cardíaco, em virtude dos fogos.

A vereadora comemorou também a aprovação do projeto de lei 1095/19, do deputado federal por Minas Gerais, Fred Costa, que aumenta a pena de quem comete maus-tratos a animais. A pena poderá ser de dois a cinco anos de prisão. Segundo ela, isso pode coibir os maus-tratos como os que foram impingidos por 40 pessoas presas recentemente pela participação numa rinha de cães. Entre os envolvidos, estavam um policial civil, um médico e um veterinário. "Agora a proposta segue para o Senado, onde esperamos pela aprovação”.

 

 

Em 18.12.2019 às 16h26.

registrado em: goretti queiroz