Goretti Queiroz lembra data em que mulheres começaram a votar

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) lembrou o dia 3 de novembro de 1932, data em que foi instituído o direito ao voto feminino no Brasil, representando o direito à igualdade entre todos. Ela disse na tarde desta segunda-feira (4), na Câmara do Recife, que se sentia representada pela data. “Há 87 anos ganhamos o direito de votar nas eleições nacionais por meio do Código Eleitoral Provisório, de 1932, mas a conquista não foi completa. O Código permitia apenas que mulheres casadas, com autorização do marido, viúvas e solteiras com renda própria, votassem”.

Segundo ela, a história diz que a primeira mulher eleita foi Alzira Soriano, do Rio Grande do Norte, que ocupou a prefeitura de Lajes, em 1928 pelo Partido Republicano e, em 1966, "demos outro passo importante com a instituição de cotas na legislação eleitoral, que obriga partidos a inscreverem, no mínimo 20% de mulheres nas chapas proporcionais, e agora são 30%”.

No entanto, passadas tantas décadas ainda é considerada pequena a representatividade das mulheres no Poder Legislativo Municipal do Recife. “Ainda somos minoria  nesta Casa legislativa, ao todo seis vereadoras em um total de 39 parlamentares".

A vereadora Goretti Queiroz acha que apesar do avanço feminino em vários setores do mercado de trabalho do país, na política, as mulheres ainda têm muito a lutar por espaços. “Podemos afirmar que em 2010 houve avanço com a eleição de uma mulher à presidência  da República. Nossa luta sempre existiu e agora está mais forte”.

Em 04.11.2019 às 16h10.

registrado em: goretti queiroz