Ivan Moraes defende requerimentos por melhorias na iluminação pública

Cordeiro, Imbiribeira, Macaxeira, Madalena, Santo Antônio, Soledade. Esses são alguns dos bairros que foram alvo de 22 requerimentos para instalação ou melhoria da iluminação pública apresentados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) à Câmara do Recife. O parlamentar subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (16) para defender as propostas, que foram aprovadas pelo plenário. De acordo com ele, as sugestões visam melhorar a segurança pública, coibindo principalmente práticas de violência contra a mulher.

Em seu discurso, Ivan Moraes explicou que os requerimentos partiram de uma iniciativa das mulheres que compõem o seu mandato, tendo em vista o movimento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que acontece no Brasil todos os anos a partir do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

“Elas tiveram a ideia de divulgar para a população a oportunidade de encaminharmos juntos requerimentos que digam respeito à iluminação. A gente avaliou que ela é um grande problema que a Prefeitura pode ajudar a resolver”, disse o vereador. “Ainda temos muitas ruas mal iluminadas, algumas delas sem iluminação. E, nas que têm, a iluminação é voltada para o asfalto. Os carros estão iluminados, mas as calçadas não.”

Em um aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou a importância dos requerimentos como ferramentas do Poder Legislativo na busca por melhorias para a população. “Temos a obrigação de usar esse instrumento. Como uma ex-liderança comunitária, eu usava o ofício da associação, os telefones de reclamação da Prefeitura e do Governo do Estado. Hoje, o instrumento que tenho para reivindicar e cobrar é o requerimento. Uso muito e vou continuar cobrando. Se a Prefeitura tivesse a obrigação de executar, teríamos melhorado muita coisa nesta cidade.”

Em 16.12.2019, às 17h30

registrado em: ivan moraes