Ivan Moraes lembra Dia da Pessoa com Deficiência

Para não deixar passar em branco o Dia da Pessoa com Deficiência, o vereador Ivan Moraes (Psol) lembrou que um quarto de nossa população possui algum tipo de dificuldade. Mas salientou que, nesses últimos três anos, pode ver a Câmara do Recife receber equipamentos que ajudam na acessibilidade, como banheiro, portas dos gabinetes em braile, audiências e debates sobre o tema para que todos pudessem dialogar com essas pessoas. Ele disse na tarde desta terça-feira (3), no plenário da Casa de José Mariano, que realizou uma audiência pública para surdos com mais de quatrocentas pessoas.

Ivan Moraes pontuou que o trabalho do gabinete dele não se restringe somente às questões internas da Casa, mas que está dialogando com a Prefeitura e com empresas ligadas a ela, para que equipamentos  sejam acessíveis e as pessoas com deficiência tenham acesso à informação e locais.  “Fizemos oficinas sobre acessibilidade atitudinal, homenageamos o Instituto Antonio Pessoa de Queiroz, que fez 110 anos educando pessoas cegas e também fazemos o monitoramento de políticas públicas para esta população”.

O vereador disse que solicitou à Prefeitura que todas as intervenções urbanas estejam de acordo com as regras de acessibilidade para que todo debate público seja entendido. Ele disse que garantiu intérprete de libras nos debates do Plano Diretor, "conseguimos juntos melhoras na acessibilidade da Conde da Boa Vista, lutamos em conjunto com associações como a Associação de Surdos de Pernambuco (ASPE), Coletivo LGBT Surdo, Associação Pernambucana de Cegos (APEC) e o Movimento Livremente".

Ivan Moraes informou que em virtude desse trabalho recebeu o prêmio Referendo Microfone Braile. Mas disse que ainda há desafios como a contratação de intérprete de libras para atuar na Câmara do Recife, garantindo o acesso à informação a essa população que, em Recife, chega a 4% da população. “Espero que em 2020 a gente consiga contratar esse profissional e garantir mais acesso aos deficientes”.

 

Em 03.12.2019 às 16h55.

registrado em: ivan moraes