Ivan Moraes protocola projeto de criação de feriado do Dia da Consciência Negra

Feriado em mais de mil cidades do País, o Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro em alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, à época localizado na capitania de Pernambuco. Apesar disso, a data não é feriado nem no Estado nem em sua capital – o que pode mudar em breve. Nesta quarta-feira (20), o vereador Ivan Moraes (PSOL) protocolou na Casa de José Mariano o projeto de lei nº 306/2019, que visa tornar o Dia da Consciência Negra feriado municipal no Recife.

“Em 1695, a cabeça de Zumbi foi exposta no pátio da Igreja do Carmo para dar o recado às pessoas que lutavam por libertação. O 20 de novembro precisa ser mais feriado aqui do que em outras cidades”, disse o parlamentar ao discursar sobre o tema na tribuna da Câmara, durante a reunião plenária.

Ivan Moraes citou dados sobre a persistência da violência contra negros e negras do Brasil – entre 2006 e 2016, enquanto o percentual de pessoas negras assassinadas no País cresceu 23%, os homicídios do restante da população diminuíram em mais de 6%. O parlamentar repercutiu, ainda, o caso do deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), que depredou na terça-feira (19) o cartaz de uma exposição sobre o Dia da Consciência Negra na Câmara dos Deputados. A imagem, do cartunista Carlos Latuff, mostrava um jovem negro assassinado por um policial.

“Isso aconteceu no dia em que foi divulgado que o tiro que matou a jovem Ágatha Félix partiu da arma de um policial. Foi a sexta criança morta [dessa forma, no Rio de Janeiro] neste ano”, lembrou Ivan Moraes. “Não podemos negar o genocídio da juventude negra no nosso País. Não podemos ter a audácia de dizer que é uma coincidência as pessoas negras serem mais assassinadas que as brancas. Elas são assassinadas por serem negras.”

Em 20.11.2019, às 16h59

registrado em: ivan moraes