Ivan Moraes reage a prisões de ativistas no Pará

“Venho aqui denunciar mais uma canalhice que acontece neste período de criminalização de organizações sociais e de militantes de direitos humanos.” Com essas palavras, o vereador Ivan Moraes (PSOL) deu início a um discurso proferido nesta quarta-feira (27), na Câmara do Recife, a respeito de uma ação policial que prendeu preventivamente quatro ativistas ambientais no município de Santarém, no Pará, na última terça-feira (26). O parlamentar prestou solidariedade aos brigadistas e à ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA), que foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua sede.

A PSA se preparava para fazer um mutirão de 400 cirurgias em Santarém quando foi surpreendida pela ação policial, que buscava suspeitos por incêndios em Alter do Chão, também no Pará. Na ocasião, teriam sido levados computadores, celulares e documentos. “É uma das organizações mais importantes da Amazônia, que teve participação no combate aos incêndios criminosos que assolaram a região neste ano”, ressaltou Ivan Moraes.

Para o vereador, as investigações canalizam ataques na direção errada ao cercear aqueles que buscam proteger o meio ambiente. Ele leu uma nota de apoio aos ativistas que foram alvo da operação. “A Polícia Civil, ao invés de investigar responsáveis, madeireiros, resolvem prender ativistas. Eles foram presos de forma provisória e tiveram essa prisão curiosamente mantida após a audiência de custódia.”

Em 27.11.2019, às 16h13

registrado em: ivan moraes