Ivan Moraes realiza solenidade para homenagear biomédicos

Dentro das comemorações dos 40 anos de regulamentação da profissão de biomédico no Brasil, a Câmara Municipal do Recife, através do vereador Ivan Moraes (PSol), realizou reunião solene na manhã desta quarta-feira (11). A solenidade também fez parte das celebrações do Dia do Biomédico, que foi lembrado hoje porque na data oficial, 20 de novembro, não havia pauta legislativa. “Temos uma relação com o Sindicato dos Biomédicos de Pernambuco, assim como com o Conselho Regional de Biomedicina. É uma profissão que fez 40 anos e o principal desafio que a categoria enfrenta é o de fazer com que a sociedade compreenda a sua importância no auxílio à saúde. A categoria busca, também, o reconhecimento pela máquina administrativa dos serviços públicos para ampliar as oportunidades de participar de concursos”, disse o vereador. A reunião solene foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP), segundo vice-presidente da Câmara.

O Dia Nacional do Biomédico, instituído pelo Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979, completando, portanto, 40 anos em 2019. É uma homenagem ao profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente. De acordo com o vereador Ivan Moraes, há 33 campos de atuação regulamentados nos quais o biomédico pode atuar. Entre eles estão laboratório clínica, diagnóstico de imagem, toxicologia, análise ambiental, estética, entre outras.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do Sindicato dos Biomédicos de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina, André Filipe Vieira Pereira da Silva; o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região, Djair de Lima; o fundador do Sindicato dos Biomédicos de Pernambuco e do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região, Nilton Alves da Silva; e a conselheira titular do Conselho de Biomedicina, Edileine Dellalibera. O vereador destacou o trabalho realizado pelos profissionais e entregou um certificado a André Filipe, simbolizando toda a categoria e em reconhecimento à importâncias dos biomédicos no Recife. Edileine disse que a homenagem prestada foi de grande importância para dar visibilidade ao trabalho da categoria. “A biomedicina é uma profissão de promoção e desenvolvimento da saúde”, observou. Em Pernambuco existem cerca de 1.700 biomédicos em atividade.

André Filipe Vieira Pereira da Silva fez o discurso de agradecimento. “A profissão é relativamente desconhecida diante de outras profissões da área de saúde. E uma reunião solene como esta é importante porque estamos buscando mais inserções no quadro de prefeituras municipais. Nós precisamos ampliar o campo de atuação no serviço público. Os serviços públicos abrem vagas, algumas prefeituras fazem concursos , mas não há espaço para os biomédicos, por puro desconhecimento de nossas atividades. Quando abrem as vagas elas são, apenas, para se trabalhar no setor de análise clínica. O fato é que nós, biomédicos, atuamos em diversas áreas. Nossas habilidades são diversificadas, há 33 campos de atuação regulamentados nos quais o biomédico pode trabalhar”, afirmou.


Em 11.12.2019, ás 11h22.

registrado em: ivan moraes