Ivan Moraes ressalta o Dia da Declaração dos Direitos Humanos

No Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de destacar a data e a necessidade de manter vivo os preceitos que instituíram o documento proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (10), o parlamentar lembrou que “a luta por direitos humanos não é uma coisa dada” e fez um relato histórico do seu surgimento.

Ivan Moraes lembrou que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída no pós-guerra, quando o mundo lamentava as crueldades praticadas durante a 2ª guerra mundial. Mas, conforme o vereador, a busca por direitos da humanidade remonta ao Iluminismo, em que  os seres humanos começaram a lutar por liberdades.

Ainda segundo ele, “a construção dos direitos humanos das liberdades não era suficiente. Era preciso direitos mais expositivos, a humanidade queria um estado garantidor de direitos. Direitos à moradia, à saúde entre outros”. No entanto, o parlamentar destacou que, no atual cenário brasileiro, ainda é necessário expor a importância desses direitos. “Hoje a gente ainda precisa subir a esta tribuna e dizer que precisamos garantir os direitos humanos. Não podemos admitir nenhum tipo de retrocesso”.

Ivan Moraes parabenizou o trabalho das entidades que atuam no reconhecimento e manutenção dos direitos humanos.  Congratulou os poderes constituídos, bem como as entidades civis que exercem um importante papel na disseminação das garantias adquiridas e no exercício para a sua manutenção.

O vereador aproveitou ainda a ocasião para lamentar o fechamento do Portal OP 9 , do Sistema de Comunicação Opinião. “Em um tempo de tantas notícias falsas, faz falta o jornalismo de qualidade. O jornalismo como a gente precisa dele, não está sendo feito pelas empresas que só pensam em ganhar dinheiro”, disse Ivan Moraes.

Em 10.12.2019, às 17h11

registrado em: ivan moraes