Ivan Moraes homenageia o Centro Dom Helder Câmara

Criado em 1989 por pessoas ligadas a Dom Helder, com o objetivo de dar continuidade aos seus trabalhos, o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) completa 30 anos de existência e por essa razão foi homenageado, na noite desta terça-feira (12), numa reunião solene realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na Câmara Municipal do Recife. “Esta organização faz parte de minha vida, desde que comecei a militar na causa dos direitos humanos, há 15 anos. Ela é um dos pilares dessa luta no Recife e uma referência nacional no atual momento em que vivemos tempos difíceis de nossa história”, afirmou o vereador.

Iniciada, como de praxe, com a execução do Hino Nacional, a solenidade foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP) e contou com a presença de dezenas de pessoas que compartilharam a história do Cendhec desde sua fundação até hoje. Fizeram parte da mesa a presidente do Centro, Célia Trindade; o procurador do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Sales; o coordenador geral do Centro, José Ricardo de Oliveira; a parceira de estratégia do Centro, Valéria Nepumuceno e a coordenadora Financeira, Rozeneide Ribeiro. Atualmente, o Cendhec tem duas principais linhas de ação, que são o Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Programa Direito à Cidade.

Ivan Moraes lembrou que o Cendhec faz parte de um conjunto de entidades como o Gabinete de Assessoria Jurídica às Associações Populares  (Gajop); Centro de Cultura Luiz Freire e Centro Josué de Castro, que que se consolidaram pelas conquistas sociais. “São organizações que ficaram marcadas pela luta durante e depois do mais ferrenho regime, que foi a ditadura civil e militar do Brasil”, disse. Ele acrescentou que o Cendhec continua sendo fundamental nos dias de hoje, quando as pessoas perderam a referência de como lutar através dos partidos políticos, que perderam credibilidade. “Neste momento é importante que a gente se apegue à luta de quem sempre manteve a coerência”, disse.

Fundado em 20 de dezembro de 1989, o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) é formado por antigos profissionais e membros do colegiado da Comissão de Justiça e Paz de Olinda e Recife, professores e alunos do Instituto de Teologia do Recife (ITER) e de militantes dos Direitos Humanos. Atualmente, é uma associação civil, para fins não econômicos, cuja missão é “defender e promover os direitos humanos em especial de crianças, adolescentes, moradoras e moradores de assentamentos populares e grupos socialmente excluídos, contribuindo para a transformação social, rumo a uma sociedade democrática, equitativa e sem violência”.

De acordo com o histórico apresentado pelo vereador, as duas linhas de atuação do Centro (Direito à Cidade e o Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) têm a meta de defender direitos e fortalecer a sociedade civil para a construção de uma sociedade democrática. “Por essas razões, foi de suma importância a realização, por esta Casa Legislativa, de uma reunião de caráter solene para celebração dos 30 anos desta importante instituição que desenvolve há três décadas relevantes ações na cidade do Recife”.

O discurso de agradecimento foi feito pelo coordenador geral do Cendhec, José Ricardo de Oliveira. “Agradecemos ao vereador Ivan Moraes, parceiro antigo e atual de várias lutas e aproveitamos para dizer que o seu gesto repercute em cada integrante da equipe do Centro, em cada membro do Conselho Diretor e em cada associado”. Ele afirmou que o Cendhec chegou aos 30 anos de caminhada “mantendo-se fiel a sua missão e firme na defesa intransigente dos direitos humanos. Em tempos difíceis devemos nos unir e nos fortalecer. Em tempos de retrocesso e perca de direitos humanos, devemos resistir”.

José Ricardo de Oliveira continuou dizendo que, em tempos de completar e comemorar 30 anos de existência enquanto organização, “devemos nos fortalecer com essa experiência de luta e caminhada e aglutinar forças para a defesa dos direitos humanos. Nós temos uma história e nós somos essa história, nós somos gente e povo que parte para a luta”.

Em seguida, José Ricardo fez um breve histórico de formação do Cendhec, e falou de cada uma das áreas de atuação da entidade. “Em todos esses anos, sempre somos vistos pelas nossas ações programáticas. Entretanto, o Cendhec é o que é hoje, não só pelas ações, mas também por causa da efetiva, fiel, responsável e competente atuação da equipe administrativa financeira, que consegue garantir que tudo esteja na mais perfeita organização e lisura de todos os processo financeiros e contábeis. Portanto, essa equipe também representa um dos pilares do Cendhec”.


Em 12.11.2019, às 19h25.

registrado em: ivan moraes