Jailson Correia é Cidadão do Recife

“Se somos feitos da matéria de nossos sonhos, então sou o que o Recife me fez. Sou o produto da cidade e de seu povo... Adotei há muito o Recife como meu. Agora a cidade me abraça como seu”. Foi com versos de sua autoria que o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, agradeceu e exaltou o Título de Cidadão Recifense. A nova cidadania foi entregue pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) em uma solenidade marcada pela emoção e pelo carinho de familiares, amigos e personalidades políticas que lotaram o plenário da Casa de José Mariano na manhã desta sexta-feira, 16.

O vereador ressaltou o comprometimento do homenageado, que é natural da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com a saúde da população recifense e fez questão de destacar que a Secretaria teve um salto de “investimento e desempenho” durante a gestão de Jailson Correia. Entre as ações desenvolvidas estão a construção e a operação do Hospital da Mulher do Recife e de 10 novas Upinhas 24 horas; a nomeação de 640 profissionais de saúde concursados; a descentralização do SAMU-Recife, com a instalação de novas bases nas RPAs da cidade; e, ainda, a requalificação de 120 unidades de saúde.

Aderaldo Pinto disse ainda que a Câmara nada mais faz do que o necessário e justo reconhecimento aos exaustivos serviços prestados, à cidade e ao estado, quando adota como cidadão quem realiza uma vasta obra de serviços para o recifense”. O parlamentar também destacou a coordenação da campanha de combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti e o tratamento dos casos de microcefalia. “Essas ações merecem grande menção devido a epidemia causada por essas arboviroses em nosso município. A secretaria enfrentou todas as causas e conseqüências de maneira altiva e pró-ativa”.

O homenageado se emocionou várias vezes ao assistir a um vídeo com depoimentos de amigos e familiares e disse que jamais esqueceria a homenagem. Jailson Correia lembrou dos pais e da chegada ao Recife. “Viemos no banco de trás de uma brasília azul por mais de dois mil quilômetros. Isso aconteceu aos meus oito anos de idade. É uma memória que trago comigo. A gente trouxe na bagagem uma imagem que o Recife sempre foi o objeto dos sonhos e desejo dos meus pais”.

A formação acadêmica e pontos que influenciam a vida profissional também foram destacados pelo novo recifense. “Na faculdade de medicina conheci as ideias e as obras de Josué de Castro. Ele me apresentou um Recife talvez um pouco menos lírico. Um Recife das desigualdades. No primeiro período lembro de ter ido a uma comunidade, onde a gente tinha aula quase todos os dias. Do caminho entre o ponto de ônibus e o posto de saúde eu vi de perto as desigualdades. Isso me fez pensar em que curso de medicina é esse que fazemos nesse país. Foi assim que de certa maneira fui crescendo na minha formação”.

Sobre o trabalho à frente da Secretária de Saúde do Recife, assumido desde 2013, o homenageado descreveu como missão.  “Talvez seja a mais nobre da minha trajetória pessoal e profissional. É uma missão onde me encontrei de certa maneira e quero agradecer imensamente pela oportunidade ao prefeito Geraldo Julio e a toda a equipe. Certamente, conhecer um pouco mais os morros do Recife me fez mais humano, me fez perceber que a gente ainda tem um caminho imenso a percorrer nesse país e me ensinou muita coisa do que sou hoje”.

Presidente da Câmara, o vereador Vicente André Gomes também falou sobre o empenho de Jailson Correia na pasta. “É sem sombra de dúvidas um desafio daqueles que a pessoa entra com vontade de vencer. Josué de Castro, no livro Geografia da Fome, disse que não se pode dormir tranquilo sabendo que tantos sofrem. Assistimos ao desempenho do secretário na luta da vida. E nada é mais sagrado do que lutar pela vida”. Durante a solenidade, teve ainda homenagem dos amigos da Secretaria de Saúde ao novo cidadão do Recife através de Beth coelho e Claudio Almeida, que cantaram as músicas “Recife manhã de sol”, de J. Michiles, e “Frevo Nº 3”, de Antonio Maria.

Em 16.12, às 14h25

registrado em: aderaldo pinto