Jayme Asfora destaca nota de repúdio da ASCIRE

O vereador Jayme Asfora (sem partido) leu nota de repúdio da Associação de Servidores de Controle Interno do Recife -ASCIRE – à decisão do Controlador-geral do Município de solicitar corte do ponto dos servidores. O corte diz respeito a dois dias em que eles participaram, na Câmara, da discussão do projeto de lei do Executivo número 12/2019, "que tratava entre outras matérias, de mudança relativa à nomenclatura do antigo cargo de analista de controle interno", ressaltou o vereador na tarde desta terça-feira (15).

A nota afirma que o corte do ponto dos servidores, demonstra uma interpretação equivocada de "que aqueles estavam agindo para atender a um interesse particular da classe, o que não é verdade, tratando-se, na realidade, do legítimo exercício de direito constitucionalmente assegurado". Ressalta ainda que a mudança de nomenclatura da carreira de controlador interno para gestor de controle interno, proposto pelo projeto do Executivo, foi  aprovado pela Câmara  e votado em regime de urgência antes do recesso de julho deste ano.

O parlamentar lembrou que "o PLE tinha 85 artigos e foi votado em 48 horas sem dar espaço para discussão por parte da categoria". Conforme a nota lida por ele, "a matéria ora referida foi amplamente rejeitada pela categoria dos servidores representados pela ASCIRE, por ser a nomenclatura imposta, incompatível com o exercício das funções típicas do controle  interno governamental"

Jayme Asfora destacou que os controladores internos são verdadeiros auditores  e foram, de certa forma, rebaixados a gestores de controle interno. “Eles pediram para discutir, mas de forma pouco democrática a gestão negou e ainda vai descontar dois dias em que vieram à Câmara acompanhar as discussões nas comissões temáticas”.

 

Em 15.10.2019 às 17h48.

Ações
registrado em: jayme asfora