Jayme Asfora lança movimento pelo Parque da Tamarineira

Para discutir a criação do Parque da Tamarineira, o vereador Jayme Asfora (sem partido) lançou na tarde desta terça-feira (8), na Câmara do Recife, o Movimento pelo Parque da Tamarineira. Aproveitou para convidar a todos para participarem de audiência pública que vai realizar amanha, às 9 horas, no Plenarinho da Casa, para discutir justamente sobre a criação desse parque. Segundo ele, a Zona Norte é muito carente de parques públicos, e citou que existem apenas o da Jaqueira com 9,6 hectares, o de Santana com 5,5 hectares, e o do Sítio Trindade.

Jayme Asfora lembrou que a área foi desapropriada pelo então prefeito João da Costa em 2010, depois de um movimento encabeçado pela ex-vereadora e hoje deputada estadual Priscila Krause. Na época se queria fazer ali um shopping Center, mas a luta da vereadora levou à desapropriação do terreno onde funciona a única emergência psiquiátrica no Hospital Ulysses Pernambucano. “O local passou a ser considerado de utilidade pública e zona de preservação, abrindo caminho para o parque”.

O parlamentar disse que em 2016 houve a entrega do projeto arquitetônico à Prefeitura do Recife, mas se encontra parado no Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), dependendo apenas da PCR para caminhar. “O Parque da Tamarineira deveria ter sido entregue à população em 2012 e até agora nada aconteceu. O Hospital Ulysses Pernambucano é de 1993, tombado pela Fundarpe. Dinheiro existe e poderia contar ainda com a iniciativa privada, mas falta vontade de fazer”. Pior ainda é que, segundo o vereador, a Prefeitura não pagou a elaboração do projeto arquitetônico.

 

Em 08.10.2019 às 16h58.

registrado em: jayme asfora