Parlamentares elegem nova Comissão Executiva da Câmara

Presidente, três vice-presidentes, três secretários e dois suplentes de secretários. Foram em representantes para esses cargos que votaram os recém-empossados vereadores do Recife para eleger a nova Comissão Executiva que vai dirigir os trabalhos da Câmara no biênio 2017-2018. A eleição aconteceu na tarde deste domingo, 1º de janeiro, no plenário da Casa de José Mariano, durante reunião presidida pela vereadora Michele Collins (PP) – o regimento interno prevê que o parlamentar mais votado no pleito municipal presida a solenidade de instalação das legislaturas.

Em votação aberta, foram eleitos os seguintes vereadores para a composição da Comissão Executiva: Eduardo Marques (PSB), para a presidência; Carlos Gueiros (PSB), para a primeira vice-presidência; Fred Ferreira (PSC), para a segunda vice-presidência; Chico Kiko (PP), para a terceira vice-presidência; Marco Aurélio (PRTB), para a primeira secretaria; Marcos di Bria (PSDC), para a segunda secretaria; Jairo Britto (PT), para a terceira secretaria. Os suplentes de secretário eleitos foram Romerinho Jatobá (PROS) e Aderaldo Pinto (PSB).

Após a votação, o novo presidente da Câmara assumiu o cargo e fez um discurso de agradecimento. Em seu sétimo mandato consecutivo – ele foi eleito pela primeira vez em 1992 –, Eduardo Marques deu destaque à importância de seus pais para a sua trajetória política. “O maior benefício que o Senhor Deus fez em minha vida foi me fazer filho do meu pai e da minha mãe. Cresci os vendo abrir suas portas e recebendo dezenas de pessoas que se aproximavam deles para contar seus problemas. Meu pai, com muita atenção, tentava resolvê-los. Em 1992, a credibilidade da classe política não era muito diferente da de hoje. Convocado por nossos familiares e amigos para se candidatar, meu pai não aceitou. Mas aceitou candidatar seu filho, Eduardo Marques.”

O presidente agradeceu nominalmente a todos os vereadores que o acompanharam em sua carreira. “Ao longo desses 24 anos de mandato, conheci vereadores e vereadores que passaram por este poder e deixaram as paredes da Casa de José Mariano impregnadas de seus exemplos.” Ao fim de sua intervenção, Marques disse ainda ter assumido o mandato de presidente para fazer uma reforma administrativa na Câmara do Recife e adiantou que vai criar uma comissão parlamentar para atualizar a Lei Orgânica do município.

Dois candidatos haviam se pronunciado antes que o processo eleitoral tivesse início. O vereador Carlos Gueiros, antes também cotado para a presidência, disse ter entrado em um consenso com o presidente eleito da comissão que envolve o cumprimento de metas de gestão para a Casa. Gueiros ainda ressaltou a necessidade de manter a independência do Legislativo municipal. “As disputas entre as pessoas são características de todos os processos democráticos de escolha, os quais devem ser livres de quaisquer interferências. Em nenhum momento busquei o cargo pleiteado como realização pessoal, mas para usar o cargo para realizar os anseios atuais do povo brasileiro. As mudanças pretendidas foram levadas aos companheiros deste parlamento, dos quais tive plena concordância. Isso é demonstração de responsabilidade. O povo exige de nós novas posturas.”

A vereadora Marília Arraes (PT), que colocou seu nome à disposição para o cargo de presidente da comissão executiva da Câmara, também atentou para a independência do Legislativo e teceu críticas ao Executivo municipal. “Gostaria de defender a nossa candidatura mesmo sabendo de todas as dificuldades que enfrentamos. Saí do que pode ser chamado de zona de conforto de um partido que manda não somente no Executivo do Estado e na capital, mas que exerce uma influência seriíssima aqui no Legislativo. O que a Prefeitura tem feito é uma grande afronta à democracia. É por isso que queremos marcar uma posição dizendo que não aceitamos esse tipo de postura.”

Após a eleição da Comissão Executiva, foi feito um breve intervalo antes que fosse iniciada a solenidade de posse do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do vice-prefeito Luciano Siqueira.

Em 01.01.2016, às 18h40

registrado em: aderaldo pinto