Primeira infância é tema de reunião da Comissão de Educação com secretários

Da gestação aos seis anos de idade, um intenso processo de aprendizado acontece no cérebro da criança. O período, chamado de primeira infância, já teve sua importância detectada por diversos cientistas e tem chamado a atenção daqueles que fazem as políticas governamentais do Recife. Na Câmara Municipal, o tema foi discutido nesta quarta-feira (18) durante uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que é presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

No encontro, dois secretários municipais – Bernardo D’Almeida, da pasta de Educação, e Isabella de Roldão, da Secretaria de Habitação – falaram sobre as ações e perspectivas da Prefeitura voltadas para o tema.

Já durante a reunião plenária, na tribuna da Casa, Ana Lúcia também destacou os avanços da Prefeitura em relação à primeira infância e os esforços do seu mandato nas discussões sobre o plano sobre esse período da vida que deve ser lançado no Recife. “O secretário Bernardo D’Almeida apresentou como uma prioridade da gestão a construção do Plano da Primeira Infância. O prefeito Geraldo Julio já criou uma pasta para traçar as primeiras metas e ações. Na semana passada, realizamos a primeira audiência pública, começando as oitivas que serão continuadas em 2020.”

Bernardo D’Almeida fez uma apresentação com dados sobre a primeira infância e reforçou que o desenvolvimento de crianças nessa fase se tornou um dos focos do Poder Executivo. “A nossa prioridade é a primeira infância e a gente veio destacar tudo que no mundo se descobriu na neurociência para a primeira infância. Viemos trazer as informações, os cuidados e as ações que a Prefeitura do Recife está tomando.”

Durante a reunião, um grupo de membros do Sindicato dos Professores Rede Municipal Recife (Simpere), bem como funcionários e usuários da creche municipal de Roda de Fogo, estiveram presentes para buscar informações sobre o possível fechamento da unidade. A comunidade deve ganhar, em breve, um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). No entanto, segundo D’Almeida, os dois equipamentos vão ser mantidos no ano que vem. “A gente vai, ao contrário, ampliar o número de vagas. Serão duas creches funcionando em Roda de Fogo em 2020.”

Já Isabella de Roldão falou sobre o projeto Pertencer, que busca aliar cidadania, atenção à primeira infância e empoderamento feminino em conjuntos habitacionais e comunidades do Recife. Atualmente, são atendidos pelo Pertencer os habitacionais Padre Miguel e Travessa do Gusmão, além da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) de Caranguejo Tabaiares.

“São espaços voltados para a primeira infância, atendendo crianças de seis meses a seis anos que podem passar o dia integralmente conosco. O mais interessante é que não há como se discutir primeira infância sem discutir a questão de gênero. Estimulamos as mulheres que moram nas comunidades ou habitacionais que recebem o projeto a voltar a estudar”, disse a secretária. “Elas terminam o estudo regular e algumas fazem a opção por um curso profissionalizante de brinquedista. Elas têm aulas aos sábados e são contratadas pela Secretaria de Habitação, podendo colocar em prática todo o conhecimento do curso no espaço de convivência onde, muitas vezes, suas próprias crianças estão.”

Além de Ana Lúcia e dos secretários, participaram da reunião os vereadores Aimée Carvalho (PSB) e Hélio Guabiraba (sem partido), ambos membros da Comissão de Educação. Os vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Eriberto Rafael (PTC) e Ivan Moraes (PSOL) também fizeram questão de comparecer.

Em 18.12.2019, às 17h47

registrado em: aderaldo pinto, ana lucia