Tenente Coronel José Aldo da Silva recebe Título de Cidadão

Recife tem um novo cidadão. Trata-se do Tenente Coronel José Aldo da Silva, membro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O Tenente foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). As galerias da Câmara ficaram tomadas por amigos, familiares e membros da corporação que fizeram questão de marcar presença na solenidade. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu os trabalhos.

Filho de José Pedro da Silva e Maria do Carmo da Silva, José Aldo da Silva nasceu em Gravatá, mas foi registrado na cidade de Jaboatão dos Guararapes.  Recebeu, ao longo da sua vida militar no exercício do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, várias promoções profissionais. “Pelo seu destaque à frente das operações, seguiu subindo sua patente, sendo 2º Tenente em 97, 1º Tenente em 98; Capitão a partir de 2001, Major em 2005 e mais recentemente em sua última promoção, a de Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Pernambuco neste ano. Pelo breve relato, dá para perceber que esse crescimento veio com muito trabalho, dedicação e esforço junto ao Corpo de Bombeiros e do apoio de sua família que é à base de tudo”, destacou o vereador Aderaldo Pinto.

José Aldo da Silva participou de cursos militares, tais como o de Formação de Oficiais – (CFO/BM); Especialização de Oficiais Bombeiros – CEOB (CBO – São Paulo/Pós-graduação pela FATEC-UNESP); Curso Expedido de Técnicas de Ensino – Marinha do Brasil; Atendimento Pré-Hospitalar e Operação de auto-plataforma, Armação de Bomba e Escada Prolongável, entre outros. “No que se refere às medalhas e homenagens, já recebeu o Mérito Militar dos Bombeiros, da Policia Militar, da Polícia Civil, da Casa Militar e do Sistema Penitenciário de Pernambuco, da Defesa Civil Estadual de Alagoas, e também a medalha Thomaz Coelho em grau Ouro concedida pelo Exército Brasileiro. Todas essas e outras atividades renderam muitos prêmios e condecorações pela bravura, dedicação e empenho em fazer da função nobre de Bombeiro, um caminho de muita doação em cada ajuda, apoio e salvamento ao próximo”, disse o vereador Aderaldo Pinto.

 

Exercendo as atividades na corporação, o Tenente Coronel Aldo prestou  relevantes contribuições por onde passou, servindo ao público de Pernambuco, onde já foi Comandante do Corpo de alunos do Centro de Ensino e Instrução; Subcomandante do Grupamento de Incêndio e cumpriu, ainda, a função de Chefe do Centro de Comunicação Social, comandando os trabalhos de divulgação institucional das informações do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. “Muitas vezes vi o amigo prestar os esclarecimentos à população das ações exercidas por toda corporação nas tv’s e rádios pernambucanas. E por fim, atualmente é o Comandante do 12º grupamento de Bombeiros, sediado em Palmares, que dá cobertura aos 18 municípios da Zona da Mata Sul do nosso estado, que vai da cidade de Água Preta à Xexeu”, lembrou o parlamentar.

 

O vereador Aderaldo Pinto fez questão de pontuar que o tenente coronel recebeu elogios públicos, dentre eles o do governador do Estado de Pernambuco pela participação direta no gabinete de Gerenciamento de Crises e na Operação Reconstrução e pela participação no Grupo de Trabalho de padronização de procedimentos operacionais, em nível nacional. “Nesse sentido, compreende-se a importância que o Tenente Coronel  possui na cidade do Recife, demonstrando nesta justificativa o quanto o mesmo se dedicou para sempre exercer da melhor forma o cargo que estivesse executando. Além da capacidade de oferecer benefícios a esta cidade que ele adotou desde a sua juventude e possuí raízes ao longo de toda trajetória de sua vida na nossa capital. A sua paixão pelo Clube Náutico Capibaribe, a participação na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Igreja da Torre e o seu amor pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco são memoráveis. Parabéns ao novo cidadão José Aldo da Silva”.

Bastante emocionado, o Tenente Coronel José Aldo da Silva ocupou a tribuna da Casa, citando nominalmente os membros de sua família e ressaltou que o sentimento é de muita gratidão. “Gostaria de agradecer a Deus e a todos aqui presentes. Meu eterno agradecimento aos meus pais, esposa e filhos. Curiosamente, fui registrado em Jaboatão dos Guararapes, mas na verdade nasci em Gravatá. Só que na época, por desconhecimento sobre questões de registro civil, fui registrado em Jaboatão. E hoje, estou muito feliz por ser cidadão recifense”.

José Aldo da Silva citou a importância do Corpo de Bombeiros para a sua vida. “A gente se sente abençoado por Deus em exercer uma missão que é a de salvar vidas, a de preservar o meio ambiente e o patrimônio. E isso é muito bom e graças a essa profissão que me fez chegar até aqui, sinto-me feliz e realizado. Muito obrigado”.

Em 13.09.18 às 11h34.

registrado em: aderaldo pinto