Vereador homenageia 70 anos do PSB

Para homenagear os 70 anos de fundação do Partido Socialista Brasileiro, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) realizou uma reunião solene, na qual também entregou título de cidadão ao secretário-geral do Partido, Adilson Gomes. O parlamentar contou um pouco da história do PSB lembrando que ele foi fundado sob o lema “Socialismo e Liberdade”, em agosto de 1947 pela chamada Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Estiveram presentes o prefeito do Recife, Geraldo Julio, representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, além de vereadores da Câmara do Recife.

Na justificativa, Aderaldo Pinto ressaltou que em 6 agosto de 1947, o primeiro congresso do partido afirmou a sua ideologia socialista, ao proclamar a função social da propriedade e o papel do Estado na economia na defesa de reformas estruturais, nacionalização de áreas estratégicas, ampliação dos direitos dos trabalhadores e a garantia da saúde e educação. No entanto, o  Partido foi extinto juntamente com outros pelo Ato Institucional Nº 2, imposto pelo regime militar e em 1985 foi refundado.

Além da homenagem ao Partido Socialista, o parlamentar entregou o Título de Cidadão do Recife a Adilson Gomes, um dos organizadores do PSB no Estado, sendo membro filiado ao partido desde 1990 e atual secretário-geral do partido em Pernambuco. Sileno Guedes, secretário estadual do PSB falou em nome do Partido, afirmando que o PSB vive um grande movimento através dos congressos municipais no país inteiro. Segundo ele, é desses congressos que sai o movimento social organizado. “É a partir de Pernambuco que se lançam exemplos de políticas sociais públicas. Começou com Pelópidas Silveira, depois com Miguel Arraes e Eduardo Campos. O PSB operou 10 anos de transformações efetivas em nosso Estado”.

Adilson Gomes quebrou o protocolo e fez uma longa lista de agradecimentos, afinal são muitos anos de luta e de partido. Deixou o discurso escrito e falou de improviso fazendo rir a plateia com histórias antigas da política. “Só entendi a homenagem com o Título de Cidadão por um motivo: minha participação na vida partidária. Fui do MDB, grande guarda chuva para os políticos de esquerda na época da ditadura. Essa luta não foi fácil. Passei 24 anos do MDB/PMDB e agora completo 27 anos no PSB. Ao todo são 51 anos de partido”.

 

 

Em 07/08/2017 às 20h45.

 

 

registrado em: aderaldo pinto