Vereador quer soro antiofídico nas Upinhas do Recife

Um grupo de pronto atendimento para o socorro imediato às vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como lacral, cobras e escorpiões. É o que propõe o projeto do vereador Wilton Brito (PHS). A medida preventiva tem como objetivo reduzir a letalidade e os agravos à saúde que decorrem desse tipo de acidente. “Tendo em vista a falta de saneamento básico que, infelizmente, ainda persiste em nossa cidade, se faz necessária a criação de leis que possam minimizar os riscos à saúde pública de toda a população”.

De acordo com a proposta, as Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência – Upinhas – manterão, permanentemente, um estoque de soro antiofídico e demais imunobiológicos necessários ao socorro das vítimas, e ainda uma geladeira específica para medicamentos e soros, com capacidade instalada para o devido armazenamento.

Wilton Brito ressalta que animais peçonhentos são extremamente perigosos para a população, principalmente para crianças e idosos - mais vulneráveis aos ataques e ao comportamento do veneno em seus organismos. “Quando atacados por esse tipo de praga urbana, geralmente vêm a óbito ou causam graves lesões à saúde, uma vez que o veneno deles tem ação mais avançada nessa parte da população”, complementa.

O projeto de lei está em tramitação na Câmara e recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde, mas ainda não tem data definida para ser votado em plenário.

Em 07.01, às 10h33

registrado em: wilton brito