Wilton Brito sugere prêmio em homenagem a Ariano Suassuna

Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino, Ariano Suassuna foi um preeminente defensor da cultura nordestina. Natural da Paraíba, foi no Recife que viveu e trabalhou grande parte da vida. O mestre Ariano Suassuna dá nome ao Prêmio Mérito à Cultura sugerido no projeto de lei, em tramitação na Casa, de autoria do vereador Wilton Brito (PHS).

“O intuito primordial do prêmio é prestar nossa singela homenagem a este grande mestre, exemplo de incentivo a nossa cultura, que apesar de paraibano de nascimento, foi pernambucano de alma e coração, mantendo-se como leal representante da cultura recifense e pernambucana”, destacou o vereador.

De acordo com a ementa, o Prêmio seria entregue em forma de diploma em Sessão Solene, preferencialmente na segunda quarta feira do mês de setembro de cada ano, no plenário da Câmara Municipal do Recife. Cada vereador poderá indicar um homenageado por sessão legislativa, entre profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta com atividades culturais, além das escolas que têm como linha pedagógica o fomento às atividades culturais da região e professores das referidas áreas. “Entendemos que, ao instituirmos o “Prêmio Mérito à Cultura Mestre Ariano Suassuna”, cumprimos um dos papeis fundamentais do Legislativo Municipal que é dar visibilidade às personalidades que vêm, ao longo do tempo, realizando importantes transformações em nosso município, sobretudo nas áreas culturais que tanto nos representam local, nacional e até mundialmente, além de incentivar e fortalecer nossos traços culturais”, justificou o autor.

O projeto aguarda pareceres das Comissões de Legislação e Justiça, Educação, Cultura e Turismo e de Finanças e Orçamento.

 

Em 08.07.2015, às 9h37

registrado em: wilton brito