Wilton Brito sugere polos de cultura popular

Desde o início da década de 1980, o comércio internacional de bens culturais aumentou mais de seis vezes e subiu de 9,5 bilhões de dólares para 60 bilhões de dólares em 2002. Já as indústrias culturais e criativas são responsáveis por mais de 7% do PIB mundial. Baseado nesses dados da Unesco e do Banco Mundial, o vereador Wilton Brito (PHS) propôs a criação de polos de cultura popular em vários bairros do Recife. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na reunião plenária desta terça-feira, 09, e será encaminhado ao Executivo.

O parlamentar disse que vai promover reuniões públicas com a participação de vereadores, da população, de representantes de diversos grupos culturais, empresas da rede hoteleira, gastronômica e companhias de bebidas para viabilizar um projeto sobre o tema. “Além de trazer alegria para os moradores do Recife, estes polos de cultura vão gerar renda para os artistas e para os pequenos comerciantes, que podem aproveitar a oportunidade e vender seus produtos”, detalhou.

Wilton Brito ressaltou ainda que os artistas populares enfrentam dificuldades para conseguir trabalho fora dos períodos sazonais. “Com a criação dos polos de cultura, o Recife passaria a valorizá-los ainda mais, oferecendo trabalho e renda, além de movimentar sua economia. Cultura é mercadoria. Mas uma mercadoria distinta. Mensurar economicamente a cultura não é só possível, mas necessário”.

 

registrado em: wilton brito