Notícias

A limpeza do canal do Rio Morno, localizado no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, voltou a ser tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta segunda-feira, 09. O parlamentar cobrou mais fiscalização e rapidez para o término da obra. “No último domingo os moradores do entorno do rio sofreram com alagamentos que podiam ter sido evitados se o trabalho tivesse sido concluído. Lembro também que a limpeza precisa ser feita em toda a extensão do rio”.

A escritora e professora Luzilá Gonçalves Ferreira é a mais nova cidadã do Recife. Ela recebeu o título no plenário da Câmara Municipal, em solenidade realizada desta segunda-feira, 9. “Mulher forte, mãe, profissional reconhecida no campo do ensino, Luzilá foi professora de Literatura Brasileira e Cultura Pernambucana no Departamento de Letras da UFPE por mais de 35 anos. Dedicou a vida ao ensino e à produção da arte literária, elevando nosso estado à referência nacional como sendo terra de escritores e contadores da nossa história. Doutora em Estudos Literários pela Universidade de Paris VII, ela também é pesquisadora, foi presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e é membro “imortal” da Academia Pernambucana de Letras”, diz a justificativa do decreto legislativo de autoria de Raul Jungmann, quem fez a proposta antes de se licenciar, no mês passado, do cargo de vereador.

Na tarde desta quinta-feira (5), representantes da Comissão de Obras e Planejamento da Câmara Municipal do Recife visitaram as dependências da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), no Cordeiro, e as obras do Túnel da Abolição, na Madalena. O objetivo foi ver de perto como funciona a associação e contribuir com a gestão pública no sentido de viabilizar a doação do imóvel que mede 5. 067, 82 m². “Com relação ao Túnel a abertura está prevista para o próximo dia 15 e a inauguração para 30 de abril”, afirmou a presidente da Comissão, Aimée Carvalho (PSB). O vereador Jadeval de Lima (PTN) também participou da visita.

A venda de ingressos denominados “open bar”, ou assemelhados, em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife poderá ser proibida, de acordo com o projeto de lei número 16/ 2015 de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT). A medida foi protocolada no Departamento Legislativo da Câmara, nesta quarta (4), mas o parlamentar antecipou a importância da iniciativa na reunião plenária da última terça-feira. “Várias festividades na cidade ocorrem com a utilização desse tipo de acesso, o que torna a incentivar o índice de consumação de bebidas. E, consequentemente, eleva ainda mais os riscos à saúde, podendo, inclusive, causar o coma alcoólico ou até mesmo a morte".

Com a presença de religiosos e fieis de várias paróquias do Recife, que lotaram as galerias e o plenário, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta quinta-fera, 5, para debater a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”. A iniciativa foi do vereador Aerto Luna (PRP), para quem a Casa José Mariano não poderia deixar de discutir o tema proposto pela campanha, “uma vez que o assunto é de grande relevância social e reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas reuniu-se na tarde desta quarta, 4, na Câmara, com as presenças dos vereadores Luiz Eustáquio (PT0, Wanderson Florêncio (PSDB), Michele Collins (PP), Almir Fernando (PCdoB), Jadeval de Lima (PTN) e Eurico Freire (PV). A pauta do encontro foi debater futuras ações e parcerias com a nova Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, além de agendar uma audiência pública e realizar visitas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Para homenagear as mulheres e comemorar o Dia Internacional da Mulher, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) realizou reunião solene no Plenário da Câmara do Recife. A solenidade para as mulheres foi presidida pelo vereador André Régis (PSDB). Para ele, o mundo delas encanta, mas a maioria ainda sofre violência, inclusive amparada pela lei. “Em muitos países, disfarçado sob o manto do legal e do cultural, mulheres não podem estudar, nem sair às ruas com o rosto descoberto. E são privadas de direitos mínimos”.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara distribuiu 64 projetos de lei ordinária durante a reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (04). Todos elaborados pelos vereadores do Recife no ano de 2013. Segundo a presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), a meta é esvaziar as gavetas e zerar a pauta até o próximo mês de maio. “Ainda restam 100 outros projetos de 2014. Temos iniciativas importantes que aguardam o nosso parecer”, afirma a parlamentar.

O vereador Estefano Menudo (PSB ) comemorou na tribuna, nesta terça-feira, 03, o aviso de licitação da Prefeitura para contratação de empresa de engenharia destinada a execução das obras e serviços de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na Mustardinha. “A comunidade se sente recompensada pelos esforços feitos para mostrar a necessidade de um espaço como este, que vai atender a crianças de zero a cinco anos”, destacou o parlamentar.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife instalada esta tarde pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), escolhido para presidi-la, terá como membros o vereador Osmar Ricardo (PT), vice-presidente, membro efetivo o vereador Estéfano Menudo (PSB), e como suplentes os vereadores Jairo Brito (PT) e Eduardo Chera (SDD).