Notícias

Na tarde desta quarta-feira, 25, a Comissão de Saúde foi instalada para o exercício do biênio 2015-2016. Estiveram presentes os vereadores Rogério de Lucca (PSL), reeleito presidente, Aimée Carvalho (PSB), como vice-presidente, além de Erivaldo da Silva (PTC). Romildo Gomes Neto (PSD) e Marcos di Bria (PTdoB) também fazem parte do grupo.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou reunião extraordinária para analisar o projeto de Lei número 02/2015, de autoria do Poder Executivo, que extingue e transforma cargos comissionados e reestrutura a administração direta do Poder Executivo Municipal. O objetivo foi ouvir os esclarecimentos da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife sobre as mudanças propostas e tirar dúvidas dos vereadores para embasar o relatório com o parecer da comissão, que será votado em reunião plenária.

As atuações das polícias militar, civil e rodoviária federal foram elogiadas pelo vereador Henrique Leite (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,24. “Quero cumprimentar e fazer um registro de uma categoria que muita vezes é mal vista na sociedade e bem vista no momento em que precisam. Nesse período carnavalesco, as polícias militar, civil e rodoviária não tiram férias ou folga em hipótese nenhuma. Podemos constatar, durante os dias de festa, a polícia atuando em todos os momentos da folia, dando a sensação de segurança, apesar dos índices de homicídio terem aumentado. Acompanhei pessoalmente os blocos e polos na capital e tive esse sentimento ”.

A audiência pública realizada pela Prefeitura do Recife, na quinta-feira após o carnaval sobre o projeto Novo Recife, que muda o Cais José Estelita, recebeu críticas da vereadora Isabella de Roldão (PDT). Ela classificou a audiência de “quinta-feira de cinzas”, em alusão à quarta-feira de Cinzas, que no calendário religioso católico dá início à quaresma, preanunciando a morte de Cristo. Segundo ela, não houve divulgação do encontro, realizado em “data imprópria quando todos ainda estavam envolvidos com os festejos carnavalescos”.

O Força Jovem Pernambuco, projeto social composto pela juventude da Igreja Universal do Reino de Deus, aconteceu no último domingo em Paulista e foi parabenizado hoje (24) pelo vereador Alfredo Santana (PRB). “Naquele momento, jovens que deixaram o caminho das drogas puderam testemunhar a respeito de grandes mudanças em suas vidas. Estamos cansados de ver nos telejornais e mídia escrita sobre trágicas notícias sobre jovens que são vitimados pelo uso de drogas. Elas têm corroído a sociedade, seja através do crack, cocaína, enfim, e acabando com a nossa juventude. Quero parabenizar todos da Igreja Universal pelo trabalho árduo de tirar esses jovens do caminho triste das drogas”.

O requerimento nº 648/2015, de autoria do vereador Eurico Freire (PV), formulando voto de aplauso a engenheira Rosemira Mendes dos Santos, funcionária da Empresa de manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) foi bastante elogiado pelo Plenário, hoje (24). “Falar de Rosemira significa falar de uma das principais marcas do Recife. Nossos rios. Eles fazem parte da identidade da cidade e dos moradores. São cartões postais, cantados e versados por diversos artistas. Filha de um pedreiro e uma dona de casa, Rosemira teve seu esforço e trabalho reconhecidos em uma reportagem no Diario de Pernambuco, quando ela foi chamada de "A guardiã dos canais do Recife", que relata sua rotina diária para cuidar da cidade".

Os vereadores aprovaram a dispensa de prazo do projeto de lei do Executivo 02/2015, que entre outras coisas cria a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e reestrutura a administração direta. O líder do governo, Gilberto Alves (PTN) havia solicitado a dispensa de prazo ao plenário na segunda-feira 23, o que remete a proposta direto para análise das comissões temáticas da Câmara do Recife. Mas, alguns vereadores tinham pedido um prazo de 24 horas para melhor conhecer o teor da proposta. Hoje à tarde a dispensa de prazo foi votada e aprovada. Agora o PLE terá até 45 dias para ser examinado pelas comissões da Casa e receber emendas para voltar ao plenário e ser votado.

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou, na tarde desta terça-feira, 24, a iniciativa do prefeito Geraldo Julio ao encaminhar à Casa de José Mariano o Projeto de Lei do Executivo que extingue e transforma cargos comissionados, reestruturando o quadro da administração direta do Poder Executivo Municipal, em especial, a matéria que transforma a Secretaria Executiva de Mediação de Conflitos, em Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

A vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 24, para agradecer a recepção na volta à Câmara Municipal do Recife. “Agradeço ao Presidente da Casa, o vereador Vicente André Gomes, pelo apoio, ao meu amigo Marcos di Bria, aos funcionários da Câmara pelo carinho e à imprensa externa".

Para votar em regime de urgência o projeto de lei do Executivo reestruturando a administração direta, o líder do governo, Gilberto Alves (PTN) pediu dispensa de prazo, remetendo a proposta direto à análise das comissões temáticas da Câmara do Recife. No entanto, alguns vereadores solicitaram prazo de pelo menos 24 horas para melhor conhecer o teor da proposta. O pleito foi acatado pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), após consulta ao líder do governo. O pedido de dispensa de prazo que seria votado ontem em plenário ficou para hoje. O líder do governo ressaltou que este assunto vem sendo discutido há anos e que todos os parlamentares já estavam, familiarizados com o tema. Mesmo assim aceitou a solicitação dos colegas.