“Remoer a dura perda de um político sério, promissor e que trabalhava por uma renovação política no Brasil”. Com estas palavras a vereadora Aimée Carvalho (PSB) iniciou o seu discurso na tarde desta segunda-feira, 18, lamentando a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB). A parlamentar fez questão de repetir a frase que disse mais ter ouvido nas ruas do Recife: “parece que foi um parente meu”.
Em luto oficial até quarta-feira por causa da morte do ex-governador Eduardo Campos, a Câmara Municipal do Recife realiza reunião ordinária na tarde desta segunda-feira, 18 , a partir das 15h. Por determinação do presidente da Casa de José Mariano, vereador Vicente André Gomes (PSB), a sessão, no entanto, não terá votações de requerimentos ou projetos de lei. Será uma homenagem ao líder político que governou Pernambuco nos últimos oito anos.
Preocupado com a disseminação do vírus conhecido como ebola e que já matou mais de mil pessoas, especialmente em países africanos, onde surgiu, o vereador Rogério de Lucca (PSL), fez na tarde desta segunda-feira 11, na Câmara do Recife, um alerta para que os cuidados sejam rigorosos nas fronteiras. Ele disse que vai elaborar requerimento no sentido de solicitar às autoridades mais rigor nos portos e aeroportos.
A busca por melhor qualidade de vida aumentou a procura por espaços para a prática de exercícios físicos. Preocupado com a saúde da população, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) criou projeto de lei que dispõe sobre a higiene das academias de ginásticas, e similares. “Com o aumento de frequentadores, tem crescido a propagação de bactérias e fungos. Ao utilizar as máquinas e equipamentos, as pessoas entram em contato, por exemplo, com o suor de outras pessoas”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) propôs e a Câmara do Recife aprovou a homenagem à decoradora Bebeth Perman. Já é lei e, a partir de agora, a sementeira do Jardim Botânico do Recife, no Curado, poderá ter o nome dela. A decoradora Ana Elisabeth Perman Fernandes faleceu em 02 de junho de 2013 e era muito conhecida na cidade.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes, todos os vereadores e vereadoras da cidade e servidores da Casa de José Mariano lamentam a tragédia ocorrida com o ex-governador e candidato à presidência da República Eduardo Campos.
A Câmara Municipal do Recife decretou luto oficial pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrida em São Paulo no trágico acidente de avião, na manhã desta quarta-feira, 13. Em nome de todos os vereadores do Recife o presidente do legislativo municipal, Vicente André Gomes, destaca o profundo pesar pela perda irreparável do homem público que contribuiu para a consolidação da democracia brasileira, deu novo status à política e à economia do Estado. “Estamos consternados com a tragédia que traumatiza o país e que vitimou um dos homens mais dignos da nossa política. Perda irreparável tanto para a família, quanto para a população de Pernambuco”, afirmou.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) discutiu dois requerimentos de autoria do vereador Josemi Simões (PR), durante a Reunião Plenária desta terça, 12. Os requerimentos 4304 e 4305 versam sobre proibição de estacionamento nas vias de mão dupla. Gueiros, no entanto, lembrou que já existe uma lei proibindo esse tipo de estacionamento. “Quero congratular-me com Josemi Simões pelo teor dos 2 requerimentos. A cidade do Recife toda está requerendo providências como essas. Inúmeras leis são esquecidas e muitas das ruas no Recife são estreitas e, ainda por cima, estacionam nos dois lados da via. Entendo que orçamento no Recife é insuficiente para atender as necessidades. Gasta-se muito dinheiro para colocar pessoas para trabalhar nos dias em que as ruas são destinadas aos lazer e o pobre precisa de ciclovia é para trabalhar. A prioridade é essa. Quero ressaltar para Vossa Excelência que já existe uma lei que já abrange essa situações”, disse.
O dia municipal de combate às drogas é lembrado no dia de hoje, 12 de agosto. A data foi uma iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), através da lei 17.442/2008. Mas, mesmo com a matéria em vigor, Luiz Eustáquio lamentou, na tribuna de hoje,12, que poder público precisa investir no combate às drogas. “Quero registrar que hoje se comemora o dia municipal de combate às drogas na cidade do Recife, através da lei 17.442, para marcar um momento de luta em que a sociedade recifense enfrenta em relação às drogas. A lei está em vigor desde 2208, mas, infelizmente, sabemos que a problema só vem avançando na cidade. Instituímos na Casa a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas, mas todas as iniciativas não foram suficientes ate o momento e fazer despertar no poder público a criação de investimentos para combater problema e não tem se dedicado suficiente para se dedicar a essa batalha”, disse.
Para lembrar o dia mundial do pedestre, 8 de agosto, o vereador Raul Jungmann (PPS) evocou a foto que celebrizou os beatles atravessando uma rua londrina em cima da faixa de pedestre, como símbolo de qualidade. Segundo ele, o Recife nada tem a comemorar pois ficou em último lugar entre as cidades no quesito calçada. “A rua do Hospício é a pior para se andar. A Prefeitura priorizou algumas ações, mas nem de longe corrigiu o problema”.