Os vereadores da Câmara do Recife aprovaram em primeira e segunda votação o projeto de lei do Executivo 04/2015, instituindo parcelas remuneratórias para cargos e servidores públicos municipais, beneficiando agentes de segurança, vigia e funcionários lotados na Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano; da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e do Instituto de Assistência Social e Cidadania, Iasc. O PL chegou ao plenário ontem, após receber parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara. Antes da votação, os líderes dos partidos, Jurandir Liberal (PT), Gilberto Alves (PTN), e André Régis (PSDB), encaminharam a votação da proposta favoravelmente. Uma vez aprovado, o PL seguiu para sanção do Executivo.
O vereador Jurandir Liberal (PT) subiu à tribuna hoje (30) para discutir o projeto de lei 131/2012, de autoria da vereadora Marília Arraes (PSB), o qual determina que os contratos de prestação de serviços, de terceirização e de locação de mão-de-obra firmados pela Prefeitura deverão garantir que, pelo menos, 20% (vinte por cento) do número total de profissionais contratados sejam egressos de programadas governamentais de qualificação profissional.
Com as últimas chuvas, a comunidade do Bode, no Pina, ficou com as ruas alagadas motivando a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a elaborar requerimento solicitando a limpeza urgente das canaletas do local. Ela disse que em menos de 10 minutos de chuvas a comunidade sofreu com alagamento. “Peço ao líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) para que interceda junto ao Executivo no sentido de atender o pleito dessa comunidade”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) destacou hoje (30), no Plenário da Câmara Municipal do Recife, a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) que repudia as demissões no Diario de Pernambuco promovidas pela holding do Grupo Opinião de Comunicação (GOC), controlado pelo Canadá Investimentos, proprietário da Hapvida. "Foram demitidos mais de 30 jornalistas das equipes dos jornais Diario de Pernambuco e AquiPE e mais de 100 profissionais de outras áreas. Esse grupo representa a ¹hapmorte¹ para o jornalismo", lamentou o parlamentar.
A Comissão de Juventude da Câmara Municipal do Recife foi instalada na tarde desta segunda-feira, 30, para o biênio 2015/2016. Na ocasião, foram eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão. Isabella de Roldão (PDT) foi reconduzida ao cargo de presidente e Romerinho Jatobá (PR) passou a ser vice-presidente.
O vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu matéria publicada no Diario de Pernambuco sobre a mobilidade no Recife, durante a Reunião Plenária desta segunda,30. De acordo com a reportagem, o prazo para que os municípios brasileiros entreguem ao governo federal o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) termina em 30 de abril. O Recife é uma das cidades que não produziram o documento. E, como consequência, poderá ficar sem receber recursos federais para novos projetos de mobilidade urbana até que cumpra as exigências.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se hoje (30), à tribuna da Câmara, para relatar ações que estão sendo executadas pela Prefeitura em alguns bairros do Recife, e que fazem parte da Operação Inverno 2015. O objetivo é minimizar os transtornos causados pelas chuvas.
O vereador Marcos Menezes (DEM) comemorou na tarde desta segunda-feira, 30, seu reingresso à Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas. “Queria que ficasse gravada a minha volta a esse projeto muito importante para os recifenses. Lembro que para colocar em prática a Frente Parlamentar, andamos pelo país para conseguir subsídios e hoje fico feliz em ver o belo trabalho que está sendo realizado”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 30, a inauguração de um novo centro de acolhimento, no bairro de Casa Amarela, pela Associação Oasis da Liberdade, que é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que atua na prevenção de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e na recuperação de envolvidos com dependência química. “Esse novo centro trabalhará na recuperação de dependentes químicos, na prevenção e triagem, com o objetivo de tirá-los do vício das drogas”.
Após receber parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei do executivo número 04/2015 também foi aprovado pela de Legislação e Justiça, que se reuniu na manhã desta segunda-feira, 30. A matéria, que seguirá para votação em plenário, institui parcelas remuneratórias para cargos e servidores públicos municipais, beneficiando agentes de segurança, vigia e funcionários lotados na Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano; da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e do Instituto de Assistência Social e Cidadania, Iasc.