Notícias

Foi para destacar o combate à desnutrição infantil que a vereador Aimée Carvalho(PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 09. “Os avanços brasileiros na redução da desnutrição infantil nas últimas décadas foram muito expressivos, representando uma queda de quase três vezes no déficit de peso para idade e de duas vezes no déficit de altura para a idade em crianças menores de cinco anos. Dados da última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) indicam que apenas 1,8% das crianças ainda apresentavam déficit de peso, bem menor que o índice registrado em 1996”.

Uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Plenária de hoje, 9.

A reforma e revitalização do Teatro do Parque foi o tema do discurso da vereadora Isabella de Roldão (PDT) na tarde desta terça-feira, 09. As obras ainda terão início e levarão 12 meses para serem concluídas. Serão R$ 8,2 milhões, incluindo a aquisição de novos equipamentos, implantação de um projeto paisagístico, recuperação do sistema de climatização, substituição da coberta do equipamento e o redimensionamento e a substituição das calhas. "Gostaria de lembrar que o teatro está fechado desde 2010 e que em 2015, no ano do seu centenário estará fechado”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 9, objetivando discutir questões pertinentes a “Escolas e Creches Conveniadas com a Prefeitura da Cidade”. O Recife tem 33 escolas e 15 creches que funcionam no regime de convênio, atendendo a 2.985 alunos, em 133 turmas e mobilizando 111 educadores. “Precisamos discutir junto à gestão e às escolas conveniadas as diretrizes e metas para o próximo ano. Quem trabalha nessas escolas sabe da necessidade de se rever os termos desse convênio. Esse assunto é também tema de discussão do Conselho Municipal de Educação”, disse a vereadora.

As duas comissões temáticas mais importantes da Câmara Municipal do Recife - de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça – realizaram reunião conjunta para analisar 12 projetos de lei do Poder Executivo, na manhã desta sexta-feira, 5. “Foi uma reunião muito produtiva, pois aprovamos 11 das 12 matérias legislativas avaliadas”, comentou o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna (PRP). Já o vereador Raul Jungamnn (PPS) afirmou que o encontro foi importante porque os projetos analisados tratam de assuntos que interessam ao recifense nas áreas de tributarismo, habitação e da questão salarial de servidores, entre outros.

Vinte e cinco personalidades da área de saúde, notadamente médicos, foram escolhidas pelos vereadores para receberem o prêmio “Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”. O prêmio foi criado em 2012, através do projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN). A comenda reverencia o médico, pesquisador e professor, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, que teve a vida inteira dedicada à medicina e seu ensino. Ao todo foram 25 homenageados na tarde desta quinta-feira 4, na Câmara do Recife.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4, para debater “O Plano Específico para a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – ZEPH 19 – Hospital de Santo Amaro/ Vila Naval”. O plano vem sendo idealizado pela Prefeitura do Recife, que considera que a área localizada no bairro de Santo Amaro, às margens da Avenida Cruz Cabugá, ocupada por cerca de 150 casas construídas nas décadas de 1920 e 1930 e equipamentos da Marinha, precisa de um melhor aproveitamento urbanístico, pois estaria sendo subutilizada e se degradando.

Lágrimas, sorrisos, elogios e metade do PIB econômico, político e social de Pernambuco ocuparam todos os espaços do Plenário da Câmara do Recife para homenagear um dos sobrenomes mais conhecidos do Recife, de Pernambuco e do país. Ex-governador, ex-prefeito e ex-vereador do Recife, ex-ministro de Fazenda e do Meio Ambiente. E o melhor, pai de Priscila Krause, uma das vereadoras mais atuantes na Câmara do Recife. Nesse clima, Gustavo Krause foi agraciado na tarde desta quarta-feira 03, com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda do legislativo, concedida pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB).

Projeto de lei que institui o programa de valorização cultural do Recife Antigo, visando oportunizar o acesso da sociedade a imóveis de caráter histórico ou de excepcional valor artístico, cultural ou paisagístico, aguarda votação na Câmara Municipal do Recife. É o projeto de lei número 54/2014, de origem do Poder Executivo, que cumpre prazo de emendas nas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Educação, Cultura e Turismo; e de Obras e Planejamento Urbano.

O tema da reforma política na visão do vereador André Régis (PSDB) é recorrente e terá de ser tratado novamente. Para ele, o sistema político brasileiro precisa mudar, apesar das inúmeras tentativas de mudança realizadas em épocas diferentes, como em 1998 quando não houve necessidade da verticalização das coligações. A reforma política passou a ser o bode expiatório de tudo como se resolvesse os problemas do país. “Já vimos proibições de campanha pela internet e hoje pode. Foi proibido o uso de brindes. Criamos a cláusula de barreira em 1996. Também em 2006 havia a cláusula, no entanto, o Supremo Tribunal declarou inconstitucional”.