Notícias

Um projeto determinando que as rádios do Recife sejam obrigadas a tocar frevo durante 3 minutos em sua programação gerou debate e discussões acaloradas entre os vereadores da Câmara. De autoria de Marco Aurélio (PTC), o projeto institui que as rádios, sem distinção executem o frevo em suas programações. Tramitou no tempo regimental e recebeu emenda da Comissão de Legislação, determinando que cada emissora poderia escolher o horário em que veiculará o Momento do Frevo. Embora tenha recebido o reconhecimento dos parlamentares como fundamental para o incentivo da cultura recifense, a bancada evangélica questionou a obrigatoriedade de tocar o frevo, alguns com letras consideradas inadequadas. Um pedido de vista do vereador Carlos Gueiros (PTB), seguido de outros vereadores, adiou a votação.

Convidada pelo Prefeito Geraldo Júlio, a bancada de Oposição na Câmara do Recife foi recebida na manhã desta quarta-feira 27 pelo chefe do Executivo. Ele relatou as ações realizadas ainda na transição e nestes 50 dias de gestão. Fizeram parte da visita a líder da Oposição, vereadora Aline Mariano (PSDB), o vice-líder da oposição, vereador Raul Jungmann (PPS), Priscila Krause (DEM), André Régis (PSDB) e o líder do Governo Gilberto Alves (PTN).

Um curso de capacitação para vereadoras do Norte Nordeste, promovido pelo Partido Democrático Trabalhista, PDT, foi o tema do pronunciamento hoje(27), da vereadora Isabella de Roldão. “Recife foi escolhida para sediar o nosso evento, o que nos orgulha muito. Na próxima sexta (1), o curso começa para todas as vereadoras do norte e nordeste do PDT, um partido pioneiro na capacitação de candidatas e também das mulheres já eleitas”. Quero também enfatizar o número crescente de mulheres no poder, conquistando mais cadeiras na política e também em outros setores. E com essa ação do PDT podemos adquirir mais conhecimentos”, disse.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) subiu a tribuna nesta quarta (27) para repercutir a situação da rua Secundino Carneiro, no bairro do Prado. “A via está esburacada há mais de um ano, em decorrência de uma reforma que foi feita na tubulação da rua pela Compesa, que ao final da obra, de acordo com residentes, encaminhou à Emlurb o recapeamento em todo o local que foi realizada a obra. Mesmo com os esforços de particulares, usando metralhas no local,a rua cada dia mais se encontra em situação pior”, disse.

A criação do Gabinete de Projetos e a atuação do Secretário-Chefe da pasta, João Guilherme Ferraz , foram elogiadas pelo vereador Almir Fernando, durante a Reunião Plenária realizada hoje, (27). “O titular da pasta assume o cargo com um conhecimento acumulado após passagens em áreas estratégicas do Governo de Pernambuco, a exemplo das Secretarias de Transportes e de Desenvolvimento econômico, além de Suape. O último cargo ocupado pelo advogado no governo estadual foi o de Secretário Executivo de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quando o secretário era ainda o atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Lá,entre outras atividades, João Guilherme foi um dos responsáveis pela atração e implantação da nova unidade da Fiat, em Pernambuco. E o trabalho executado pelo Gabinete é de extrema importância, pois a pasta será responsável pela construção de uma série de compromissos do prefeito Geraldo Júlio, como o Hospital da Mulher, as 20 upinhas e seis UPA's", enfatizou.

Nesta quarta-feira, 28, o vereador Luiz Eustáquio (PT) defendeu a volta do turno estendido de 30 horas de trabalho semanais para os servidores do INSS. A partir de uma decisão do Ministério Publico Federal, esta semana os funcionários voltaram a cumprir uma carga de 40 horas semanais. Em sua Recomendação 04/2013, o MP alega que o turno estendido não aumentou a produtividade do Instituto.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife zerou a pauta de projetos de lei do ano passado, que estavam à espera de pareceres, e dos novos que chegaram para avaliação do grupo na atual legislatura. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 27, foram distribuídas 11 matérias que serão analisadas pelos vereadores antes de seguir para votação no plenário. “Nossa proposta é dar agilidade no andamento aos trabalhos”, comentou o presidente da comissão, vereador Jairo Britto (PT).

Dois pedidos de informação, elaborados pela vereadora Priscila Krause (DEM), foram discutidos pela parlamentar, durante a Reunião Plenária desta terça, (26). “Um diz respeito à seleção de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outro concurso na área de saúde, onde contempla várias especialidades. Ambos para a Prefeitura do Recife. Fui procurada por um grupo de pessoas que prestou concurso para as seleções citadas. O concurso para ACS foi homologado em junho de 2012, onde 250 candidatos foram aprovados, mas nenhum foi chamado até hoje. Esses profissionais foram distribuídos nas 6 RPA’s, e já participaram, inclusive, de treinamento”, disse.

Uma pesquisa com 160 páginas comparando resultados de índices oficiais de educação (IDEB), entre diversos municípios do país, demonstrou que o ensino da rede municipal do Recife se encontra no vigésimo quarto lugar, bem abaixo da média nacional. O estudo realizado pelo vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife, comparou dados de metas de IDEBs propostos pelo Ministério da Educação com os números apresentados pelas escolas do Recife. Ele escolheu a melhor e a pior escola de cada RPA e mostrou ainda um levantamento fotográfico. O resultado final da pesquisa, apresentado na reunião plenária desta terça-feira, 26, será enviado ao Prefeito, secretário de Educação e aos vereadores. O debate foi partidarizado e trouxe calorosas discussões entre os parlamentares.

Foi realizada na tarde de hoje (26), a primeira reunião da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara do Recife. O objetivo dos parlamentares é construir ideias coletivas visando apoiar as ações do segmento evangélico no Recife. A Frente Parlamentar Evangélica é composta pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT), Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Eduardo Chera (PTN), Almir Fernando (PCdoB), Irmã Aimée (PSB), Michelle Collins (PP), André Ferreira (PMDB), Jadeval de Lima (PTN), Eduardo Marques (PTB) e Marcos di Bria (PTdoB).