O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à Tribuna desta terça, 15, para comentar matéria veiculada no programa Fantástico no último dia 13, que trazia o mapa das organizações criminosas que atuam no Brasil. “O que nos chama atenção é que podemos ter a oportunidade de verificar o quanto estamos desorganizados em fazer o combate repressivo e também em relação ao cuidado das pessoas que se encontram doentes por conta do uso das drogas. Percebemos ali que os grupos estão altamente bem organizados e, infelizmente, fazendo com que a sociedade passe a ser refém da força e da organização daqueles que fazem o comando e especialmente da venda de drogas de todo o tipo em nosso país”, disse.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez um alerta na Tribuna da Casa hoje, 15, em relação à situação de várias pessoas que usam os sinais e faixas de pedestres para sobreviver. “Não é uma prática saudável e imaginamos que deve haver uma intervenção pública, talvez uma parceria com Judiciário ou Ministério Público, até para que essas pessoas tenham outra atividade. Estamos na Tribuna fazendo um alerta para que a prática seja inibida e cadastrarmos, num tempo hábil e necessário, proporcionando uma capacitação profissional para todos”, disse.
A Comissão de Direitos Humanos se reuniu na tarde desta terça-feira, 15, e recebeu representantes de instituições ligadas a saúde da família para debater sobre Alienação Parental, prática em que um dos genitores procura deliberadamente afastar os filhos do outro genitor, deturpando a imagem ou figura deste diante dos filhos. “Muitas vezes é cometida sem o conhecimento dos conjugues, por isso precisamos disseminar o assunto para a população”, disse a presidente da comissão, Michele Collins (PP).
O Vereador Estéfano Menudo (PSB) destacou a importância do trabalho realizado pelo gabinete de Projetos Especiais, que desenv olve e acompanha as ações previstas no programa de governo, em articulação com a União, Estados e outros municípios. Ele disse ontem, na Câmara do Recife, que o gabinete é também responsável por supervisionar e executar obras, além de autorizar a elaboração de projetos, homologar, autorizar e revogar processos licitatórios, bem como assessorar o prefeito. “Por isso, a prefeitura vem trabalhando de forma acelerada e já conta com obras finalizadas da Casa de Acolhida Raio de Luz, com investimento de R$ 216 mil”.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) deixou ontem a vice-liderança do governo na Câmara do Recife, acompanhando decisãode do partido, PTB, que saiu do governo do Estado. Ele disse que embora tivesse e mantivesse posição de independência achava por bem entregar o cargo para qual o foi convidado.
O fechamento do mercado público da Boa Vista no sábado 12, às 13 horas, por ordem da Cesurb, causou segundo o vereador Raul Jungmann (PPS) tumulto no local. Ele disse que o aviso do fechamento chegou com 48 horas de antecedência, sem divulgação ampla. “As pessoas que estavam do lado de fora entraram em pânico porque não sabiam como as que estavam dentro poderiam sair. Por pouco não tivemos um desastre naquele mercado”.
O Brasil deverá registar o menor crescimento entre os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) no próximo ano. Para o vereador André Régis (PSDB), o rebaixamento de expectativas em relação ao crescimento do país, feito pelo FMI, pode atingir os planos da Prefeitura do Recife, caso não faça um choque de gestão, cortando gastos. “Estimo que 2014 será um ano perdido na economia, sem criação de novos empregos, inflação alta e desacelaração geral. Investidores já estão migrando para países de economia mais estável e com melhor horizonte. O governo Dilma tem sido umdesastre econômico”.
A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu na tarde desta segunda-feira, 14, para discutir e aprovar sete projetos de Lei, três deles do Executivo e quatro do Legislativo. O projeto de Lei, número 188/13, que exige avaliação médica para realização de aulas de educação física nas escolas públicas municipais, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), foi um dos discutidos. “A prática já vinha sendo usada através de atos normativos. A Comissão achou por bem aprovar para que seja sancionado pelo Prefeito”, comentou Aerto Luna (PRP), presidente da comissão.
A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu a visita da bancada da oposição da Câmara às obras da Via Mangue, durante Reunião Plenária desta segunda, 14. “Na última sexta-feira , a bancada de oposição realizou uma visita às obras da Via Mangue, motivada por algumas questões, devido à importância e relevância da obra, tanto para o desenho urbanístico quanto para mobilidade. Estamos acompanhando a Via desde antes do início de sua execução e já foi bastante discutida por todos nós, na Casa. Também alertarmos o governo para algumas ações adotadas que modificaram a ideia original”, disse.
Durante o pequeno Expediente desta segunda, 14, o vereador Almir Fernando (PcdoB) parabenizou as ações da Prefeitura em relação às comemorações do Dia das Crianças, no último sábado, 12. “Repercuto, nessa Tribuna, as ações importantes da Prefeitura no Dia das Crianças . Numa parceria com a empresa Duracell e AACD, foi montado o primeiro parque público inclusivo da cidade, beneficiando crianças com necessidades especiais. O espaço é composto por duas gangorras, um vai-e-vem e balanços adaptados especialmente para as crianças. Até o fim do ano serão mais 6 parques inclusivos”, disse.