O vereador Davi Muniz (PROS) ressaltou na tarde de hoje, 17, a importância da sanção do Projeto de Lei 50/2013 de autoria do Executivo que dispõe sobre o serviço de transporte complementar de passageiros do município do recife, que altera a lei municipal nº 16.856, de 16 de abril de 2003. “Venho a essa tribuna, com grande orgulho, para agradecer aos que contribuíram para a renovação do serviço do transporte complementar de passageiros do Recife, em especial ao prefeito da cidade, por entender a importância desse serviço às comunidades dessa metrópole reconhecendo o trabalho de 150 permissionários que realizam esta atividade em nossa cidade”.
A inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na comunidade de Bola na Rede, no Bairro da Guabiraba, no ultimo dia 14, foi tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde de hoje, 18. “Um iniciativa muito importante para o futuro das crianças da nossa cidade”.
A vereadora Michele Collins (PP) e a bancada evangélica na Câmara do Recife manifestaram ontem preocupação com a concessão de diárias prevista no projeto de lei do Excutivo 60/2013, que cria o Conselho de políticas públicas LGBT, em tramitação no Legislativo. Segunda ela, a proposta traz explicitamente a concessão de diárias para este Conselho em detrimento de outros já existentes e em atuação que não teriam a mesma regalia.
Michele defende que todos os conselhos sejam igualitários e recebam as mesmas verbas e concessões. “A bancada evangélica também questiona essa diferença. Queremos isonomia para todos. A bancada já decidiu seu voto. Mas, antes de mais nada, esses conselhos precisam funcionar bem e prestar serviços às populações necessitadas”.
Locais por onde transitam milhares de pessoas diariamente, os terminais de ônibus localizados dentro do Recife não oferecem bebedouros públicos. Quem estiver com sede, o que é muito comum numa cidade de clima quente e potencialmente calorenta, precisa trazer água consigo ou comprá-la em lanchonetes. Para corrigir essa carência, o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo municipal a instalar os bebedouro. Em locais de fácil acesso, com fornecimento de água potável para consumo gratuito dos usuários, conforme está determinado no artigo 2º da matéria.
Locais por onde transitam milhares de pessoas diariamente, os terminais de ônibus localizados dentro do Recife não oferecem bebedouros públicos. Quem estiver com sede, o que é muito comum numa cidade de clima quente e potencialmente calorenta, precisa trazer água consigo ou comprá-la em lanchonetes. Para corrigir essa carência, o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo municipal a instalar os bebedouro. Em locais de fácil acesso, com fornecimento de água potável para consumo gratuito dos usuários, conforme determina no artigo 2º da matéria.
A discussão do Projeto de Lei do Executivo (PLE 002/2014) que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP) do Recife foi o objetivo da reunião da Comissão de Legislação e Justiça, durante encontro realizado nesta tarde (17), na Câmara. Na ocasião, estavam presentes a Secretária do Meio Ambiente, Cida Pedrosa, além dos vereadores Gilberto Alves (PTN); Felipe Francismar (PSB); Eriberto Rafael (PTC); Romerinho Jatobá (PR); Aerto Luna (PRP)e Raul Jungmann (PPS).
O atendimento às vítimas do incêndio, na comunidade dos Coelhos, no sábado (15), foi comentado pelo vereador Marco Aurélio (SDD), na Tribuna de hoje, 17. “Vim à Tribuna para dar o testemunho sobre o atendimento das famílias atingidas por um incêndio no Recife, uma calamidade ocorrida no bairro dos Coelhos. Muito triste ver aquelas pessoas sem suas casas. Começou pela manhã e, por volta das 8h30, todo o aparato da Prefeitura já estava presente, dando assistência a todos”, disse.
Um incêndio ocorrido no último sábado (15), que atingiu dezenas de barracos na comunidade Roque III, na divisa entre o bairro dos Coelhos e Ilha do Leite, foi lamentado pelo vereador Raul Jugmann (PPS), na Tribuna desta segunda, 17. “Muito trágico. Foi mais um incêndio na comunidade dos Coelhos, mais precisamente próximo ao IMIP. Soube, através do vereador Marco Aurélio (SDD), que o atendimento às famílias foi rápido. Entretanto, chamo a atenção para ressaltar que, transcorrido um ano de gestão, a Prefeitura não entregou nenhum habitacional. E não sou eu que estou dizendo. Não vim aqui para criticar o responsável, afinal tudo depende das verbas. Vamos promover uma Audiência Pública para tratar dos habitacionais, pois as pessoas estão amontoadas e vivendo de um auxílio”, disse.
Durante a Reunião Plenária desta segunda, 17, o vereador André Régis (PSDB) lamentou a reunião realizada pela Comissão da Verdade Dom Helder Câmara. Segundo o vereador, o grupo estaria tolhido de suas atribuições. “Nesse encontro, foi discutido o atentado praticado no aeroporto do Recife, em 1966, onde o jornalista Édson Régis, morreu durante a explosão de uma bomba. O objetivo da audiência foi ouvir o advogado e ex-vereador Flávio Regis, filho do jornalista. Estive presente na ocasião, e o sentimento que trago e de todos aqueles que foram vítimas do atentado por ter perdido familiares, é de que a Comissão, de acordo com o próprio coordenador, tem limitações na busca da verdade. E que a Comissão não teria como avançar, na medida em que o seu objeto é a investigação de atos praticados pelo estado. Como o ato não foi do estado, não fazia parte das atribuições da Comissão”, disse.
O vereador Davi Muniz (PROS) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 17, para agradecer ao prefeito da cidade pela atenção e apoio que tem recebido no atendimento às reivindicações apresentadas na Câmara do Recife, como também através de contatos pessoais nos encontros, direto com os secretários. “Dou meu principal agradecimento ao secretário de Educação, professor Valmar Corrêa, que sempre me atendeu com presteza, ao secretário de Saúde, Dr. Jailson Corrêia, ao Sr. João Guilherme, chefe de Gabinete de Projetos Especiais e ao presidente da EMLURB, Sr. Antonio Barbosa”.