Notícias

Um requerimento pedindo uma nova comissão para analisar o Regimento Interno da Câmara acabou gerando debate entre os parlamentares. O pedido feito pelo vereador André Ferreira (PMDB) deveria ter sido analisado na reunião plenária de ontem, mas a votação foi adiada por um pedido de vista dos vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Raul Jungmann (PPS).

O Dia do Médico Urologista é comemorado em 12 de setembro. Na tarde desta segunda-feira, 16, o vereador Almir Fernando (PCdoB), que é autor da Lei (número 17.985/2013) que institui a data no Recife, lembrou a importância desses profissionais. “Os médicos que possuem especialização nesta área são treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados por eles são: rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino”.

O vereador André Régis (PSDB) elogiou as iniciativas do jornal Folha de Pernambuco e Ministério Público e Pernambuco (MPPE) em relação aos riscos de deslizamentos de barreiras em localidades próximas às escolas, durante a Reunião Plenária de hoje (16). “Parabenizo a Folha de Pernambuco pelas matérias veiculadas motivadas através das nossas vistorias acerca das escolas. Apresentamos uma denúncia ao MPPE em relação à escola Mundo Esperança, com alto risco de deslizamento. Para a nossa surpresa, a equipe de engenharia do Ministério Público juntamente com a Secretaria de Defesa Civil constatou que havia, sim, o risco e interditou a instituição de ensino. Estávamos certos. Talvez impedimos uma tragédia mas que, infelizmente, essa não é a única situação.”, disse.

Durante pronunciamento na Tribuna desta segunda (16), a vereadora Michele Collins parabenizou a 4a Marcha da Família, realizada no último dia 14, na avenida Boa Viagem. “Parabenizo a iniciativa das pessoas que estiveram nesse último sábado, onde diversas organizações da sociedade civil, representantes das comunidades terapêuticas e ex- usuários de drogas compareceram ao evento.”, disse.

Foi para parabenizar a professora municipal Kátia Barros, que ganhou o prêmio Professores do Brasil, do ministério da educação, na categoria Alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que a vereadora Aimeé Carvalho (PSB), subiu à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 16.

A Comissão de Direitos Humanos se reuniu no início da tarde desta segunda-feira, 16, para discutir e analisar projetos de Lei de autoria dos vereadores do Recife. Foram discutidos 33 projetos e outros oito, foram distribuídos com o grupo. A vereadora Michele Collins (PP), presidente de Direitos Humanos, destacou que o encontro foi bastante produtivo, “pois as iniciativas apresentadas pelos parlamentares vão beneficiar a população da cidade”.

Após tramitação em comissões permanentes, sete projetos que receberam pareceres serão votados na reunião ordinária desta segunda-feira, 16, da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h. Desses, quatro deles serão em discussão única, pois se tratam de projetos de Decretos Legislativos, de Resolução ou pareceres da Comissão de Redação, que cuida de dar um texto final a matérias já votadas. Os três restantes, que serão apreciados, são projetos de lei ordinários.

A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Recifense ao advogado Sócrates Vieira Chaves, na manhã desta sexta-feira, 13, por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB) “em reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com que sempre exerceu sua carreira, contribuindo para toda a sociedade recifense”. Familiares, amigos e colegas de profissão lotaram o plenário para a solenidade que começou às 11 horas e teve uma de duração. Sócrates é natural de Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, tem 51 anos e vive há 35 no Recife.

A Comissão Especial criada pela Câmara para analisar o transporte público no Recife recebeu, na tarde desta quinta (12), a Comissão de Mobilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco (OAB-PE). A pauta foi discutir e trocar experiências que visem melhorias ao transporte público no Recife e Região Metropolitana. Estiveram presentes na reunião, os vereadores Eurico Freire (PV), Isabella de Roldão (PDT), Marco Aurélio (PTC) e Jayme Asfora (PMDB). Já a Comissão da OAB estava representada por Sílvio Neves Baptista Filho (Presidente), Tatiana Vasconcelos (Vice-Presidente) e o Professor e mestre em transporte, Maurício Pina.

O aluno portador de deficiência locomotora permanente terá prioridade na matrícula em escola municipal do Recife mais próxima a sua residência. Vai depender da aprovação do projeto de lei número 236/2013, de autoria do vereador Eriberto Rafael, que está tramitando na Câmara Municipal. O projeto considera deficiente locomotor a pessoa portadora de disfunção física ou motora permanente, de caráter congênito ou adquirido, ao nível dos membros superiores ou inferiores que dificulte sua locomoção.