Notícias

Para ressaltar a relação de proximidade entre os poderes legislativo e executivo, o líder do Governo na Câmara, vereador Gilberto Alves (PTN), fez questão de ressaltar na terça-feira, 19, a vinda de vários secretários municipais à Casa. Parte do Grande Expediente da reunião da quarta-feira 20, será destinado a uma exposição do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, sobre as ações de impacto a serem adotadas no Recife. “Essa é uma determinação do prefeito de estabelecer um clima de discussão permanente e diálogo respeitoso, para que cada um possa dar sua contribuição proporcionar uma discussão sempre em favor do povo do Recife e da cidade”. Segundo ele, deverão vir à Câmara do Recife, entre os meses de março e abril, os secretários municipais de Educação, da Mulher, de Obras, de Saúde e de Direitos dos Animais, atendendo a convite desta Casa.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu a matéria exibida no último domingo pelo programa Fantástico que tratava dos riscos trazidos por carros abandonados em vias públicas. O vereador destacou que, em algumas cidades, há um prazo de 15 dias para o proprietário recolher o veículo, caso contrário ele será rebocado pela prefeitura. “O que trago aqui é um aviso de prevenção, para que prefeitura do Recife procure inspecionar toda a cidade em busca destes carros abandonados”.

O vereador Marco Aurélio (PTC) subiu à tribuna da Câmara para tratar de diversos assuntos. O primeiro deles foi o Carnaval. O parlamentar parabenizou o prefeito Geraldo Júlio e todos os servidores que trabalharam de alguma forma nos dias de folia, seja na produção da festa ou na limpeza e organização da cidade. “As comunidades foram atendidas, o frevo foi tocado e tenho certeza que no ano que vem será ainda melhor”.

Com o problema da energia elétrica do bairro da Boa Vista regularizado pela Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe), a Câmara Municipal do Recife realizará reunião oridnária na tarde desta terça-feira, 19 de fevereiro. Na ordem do dia estão 65 requerimentos, além de projetos de lei, para serem votados. Um dos requerimentos, de Priscila Krause (DEM), solicita a realização de audiência pública, no dia 5 de março, para discutir a Via Mangue. Outro, de Luiz Eustáquio (PT), pedirá a realização de audiência pública para debater“O planejamento do governo municipal no combate às drogas”.

Em virtude da falta de energia elétrica em vários bairros do Centro do Recife, incluindo o da Boa Vista, onde se localiza a sede do legislativo municipal, o presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), determinou a suspensão de todas as atividades legislativas e funcionais da Casa na tarde desta segunda-feira, 18. A medida foi tomada porque desde o início da manhã, ocorreram várias quedas bruscas de energia em curtos espaços de tempo.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) foi reconduzida à presidência da Comissão de Direitos Humanos em reunião na Câmara, hoje (18), para o biênio 2013/2014. Além de Aline Mariano, Michele Collins (PP) foi eleita Vice-Presidente, Jaime Asfora (PMDB), Membro, e como Suplentes, os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Jairo Britto (PT). As reuniões da Comissão serão realizadas quinzenalmente às terças-feiras, no horário das 13h30.

Serão votados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 18, cinco vetos do ex-prefeito João da Costa a projetos de lei dos ex-vereadores Maré Malta (PSB), Múcio Magalhães (PT) e Sérgio Magalhães (PSD). As votações dos vetos, de acordo com o Regimento Interno, deverão ser secretas e por maioria absoluta. Além dessas matérias os vereadores também irão avaliar e votar requerimentos com solicitações das comunidades, para serem encaminhadas às secretarias e empresas municipais.

Já está nas mãos dos vereadores que compõem as comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento o projeto de lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria especial Músicos da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). O projeto número 07/2013, de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), será analisado e receberá os dois pareceres que serão levados ao plenário da Câmara Municipal. O plano é uma reivindicação antiga da OSR que, desde 1949, passou para a administração municipal e é reconhecida como uma das melhores e mais atuantes orquestras do Norte e Nordeste, sendo a mais antiga em atividade do Brasil.

Duas semanas após o falecimento do jornalista, poeta e acadêmico pernambucano Cyl Gallindo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei – o de número 6/2013 - que propõe dar o nome do intelectual à próxima escola municipal a ser construída pela Prefeitura do Recife. A matéria cumprirá tramitações nas diversas comissões temáticas e votação em plenário, podendo durar pelo menos um ano. Somente depois dessa formalidade é que será publicada em Diário Oficial e contará o tempo em relação à escola municipal a ser construída.

Duas semanas após o falecimento do jornalista, poeta e acadêmico pernambucano Cyl Gallindo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei – o de número 6/2013 - que propõe dar o nome do intelectual à próxima escola municipal a ser construída pela Prefeitura do Recife. A matéria cumprirá tramitações nas diversas comissões temáticas e votação em plenário, podendo durar pelo menos um ano. Somente depois dessa formalidade é que será publicada em Diário Oficial e contará o tempo em relação à escola municipal a ser construída. Cícero Amorim Gallindo era o nome completo de Cyl Gallindo, que morreu no dia quatro de fevereiro, aos 77 anos, em João Pessoa, Paraíba. Ele havia sofrido um aneurisma cerebral no dia 2 de janeiro e estava internado. O poeta era sertanejo, natural de Buíque. Morava no Recife desde os 15 anos, onde estudou e se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi repórter e colunista em jornais de Brasília, Mato Grosso e Pernambuco, onde atuou no Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Também trabalhou na assessoria de comunicação do Senado Federal e como produtor na TV Universitária, da UFPE. Representante do grupo literário Geração 65, escreveu 14 livros e foi eleito para a cadeira número 6 da Academia Pernambucana de Letras em 2009. Sua obra recebeu elogios de Carlos Drummond de Andrade, Maria do Carmo Barreto Campelo, Marco Pólo, Nélida Piñon, Audálio Alves, Mauro Mota, Luiz Forjaz Trigueiro (Portugal), Regina Igel (USA), Benjamin N. Teensma (Holanda), entre outros. “Sua obra, tanto a poesia como a prosa, é considerada ideologicamente de cunho socialista”, afirmou o vereador Almir Fernando. Alguns de seus trabalhos foram traduzidos para o francês, espanhol e alemão e publicados na França, Estados Unidos, Áustria, Colômbia e Argentina. Além do Recife, Gallindo também morou no Rio de Janeiro, onde fez amizade com escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. “No Rio, participou de movimentos estudantis, onde res¬saltou um traço de sua per-sonalidade que acabaria impresso em suas obras: o inconformismo diante das injustiças sociais”, observou o vereador. Almir Fernando acrescentou que, ao longo de sua trajetória literária, Cyl Gallindo recebeu várias homenagens. “Em 2004, foi agraciado pela Câmara Municipal do Recife com a Medalha José Mariano e com o título de Cidadão do Recife, proposto pelo então vereador Paulo Dantas (PCdoB/PE)”, esclareceu.