Notícias

O vereador Carlos Gueiros (PTB), emprestou na tarde desta terça-feira 30, na Câmara do Recife, à vereadora Marília Arraes (PSB), solidariedade em função de comentários veiculados na imprensa local dando conta de que “ela não teria condições de ser de presidir a Câmara por falta de experiência legislativa”. Segundo o vereador, este é um assunto interno da Casa e deve ser resolvido no âmbito interno pelos pares. Foi além, afirmando que a vereadora está no segundo mandato, foi eleita pelo voto popular, e ocupou a presidência de uma das mais importantes comissões, a de Legislação e Justiça.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) fez apelo para que a entidade sem fins lucrativos, GURI, que atende crianças especiais no bairro de Afogados, não deixe de receber verba destinada pela Prefeitura do Recife. Ele pediu, na tarde desta segunda-feira 29 na Câmara do Recife, ao Executivo que reavalie o corte e mantenha a destinação po0r se tratar de um grupo de universitários que trabalham com a reabilitação infantil. “O Bairro de Afogados é carente e este grupo, de utilidade pública nas três esferas de governo, desenvolve trabalho invejável no atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, serviço social, acompanhamento neurológico infantil e médico clínico. O grupo trabalha na inserção e reinserção social à vida comunitária de pessoas deficientes”.

A vereadora Priscila Krause (DEM) deu entrada a um pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre os recursos do fundo previdenciário Reciprev aplicados no banco Cruzeiro do Sul. Segundo a vereadora, o banco já havia sofrido intervenção e agora teve sua falência decretada pelo Banco Central. “Há informações de que cerca de R$ 17 milhões do Reciprev estariam investidos no Cruzeiro do Sul. Por isso vou entrar com pedido de informação para saber se os servidores serão prejudicados. Há dúvidas que não foram esclarecidas”.

A desafetação da área que integra o logradouro público entre as ruas Gil Rodrigues dos Santos e Parente Viana, no bairro de Areias, foi aprovada na tarde desta segunda-feira, na Câmara do Recife, com 25 votos do plenário. A área, onde se encontra Capela de Santo Antonio, é remanescente do projeto de urbanização de um conjunto residencial pela Cooperativa Habitacional Operária do Recife, e será destinada à edificação da sede da Associação Comunitária da Vila Tamandaré.

Seis projetos de lei aprovados pelo Poder Legislativo, mas que foram vetados na íntegra pelo prefeito João da Costa, tiveram os vetos apreciados na tarde desta segunda-feira na Câmara do Recife. Os vetos foram mantidos pelo plenário em votação secreta. Os projetos apreciados são dois de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), dois de Rogério de Lucca (PSL), um de Jurandir Liberal (PT), também presidente da Câmara do Recife e outro de Gilvan Cavalcanti (PSD). Na semana passada, outros vetos do chefe do Poder Executivo foram rejeitados em plenário pela maioria dos vereadores.

Seis projetos de lei aprovados pelo Poder Legislativo, mas que foram vetados na íntegra pelo prefeito João da Costa, serão analisados em plenário, na reunião ordinária desta segunda-feira, 29, às 15h. Os projetos são dois de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), dois de Rogério de Lucca (PSL), um de Jurandir Liberal (PT), também presidente da Câmara Municipal do Recife e outro de Gilvan Cavalcanti (PSD). Na semana passada, outros vetos do chefe do Poder Executivo foram derrubados em plenário pela maioria dos vereadores.

O presidente, Edivan Martins, e o primeiro secretário, Júlio Protásio, da Câmara Municipal de Natal, Rio Grande do Norte, foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 25, no gabinete especial da Câmara do Recife pelo presidente Jurandir Liberal (PT) e pelo primeiro secretário Augusto Carreras (PV).

O presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), pediu na tarde desta segunda-feira 29, a dispensa de prazo para a tramitação do projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal do Recife. Ele consultou as lideranças dos partidos para saber se concordavam com a dispensa, que foi acolhida pelos parlamentares por unanimidade. Assim, o projeto passa a tramitar sem necessidade de “respeitar os prazos regimentais”, o que fará com tramite de forma mais rápida. Em seguida à tramitação, o projeto virá a plenário para ser votado.

O médico Vicente Júlio de Lima, cearense da cidade do Juazeiro do Norte, agora é cidadão recifense. Ele recebeu o título, na tarde desta quinta-feira 25, na Câmara do Recife, por indicação da vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica. Segundo ela, o colega merece a distinção pelo trabalho social que desempenha no Recife. “Por uma questão de justiça, até porque outubro é o mês da saúde, quando comemoramos dia 18 o Dia do Médico, a Câmara se orgulha de entregar esse título pelo trabalho que faz com a população carente da cidade”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) encaminhou pedido de informações ao prefeito João da Costa sobre a compra no valor de R$ 2.407.082,00 de mobiliário para escolas municipais do Recife, através da Secretaria de Educação. A vereadora entendeu que o valor do empenho é alto e pediu esclarecimentos para saber o tipo de mobiliário adquirido e o nome dos estabelecimentos para onde ele será destinado, uma vez que esses dados não estão disponibilizados no site de prestação de contas da Prefeitura do Recife.