O vereador Maré Malta (PSD) lamentou que o Recife, apesar do potencial turístico, não recebe o apoio necessário de seus governantes para incentivar as visitações às atrações artísticas e históricas. “É uma pena que os equipamentos e potenciais dessa cidade não sejam valorizados e bem explorados. Se isso acontecesse, com certeza o retorno seria maior e imediato”, lamentou o vereador, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 25.
A Câmara Municipal do Recife recebeu nesta terça-feira, 25, a visita de 50 alunos da Escola Estadual Educador Paulo Freire, no bairro do Bongi. A maioria ainda não conhecia a sede do Poder Legislativo. No plenarinho, os jovens tiveram uma aula com o vereador Estéfano Menudo (PSB) sobre o papel dos parlamentares na sociedade. “Nós representamos vocês, fiscalizamos o Poder Executivo, estamos sempre atentos para cobrar do prefeito, por exemplo, a realização de obras do orçamento participativo. Vejam só a importância que tem um representante político para a sociedade”, concluiu o parlamentar.
O vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), pela parceria firmada com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco que vai permitir a instalação de um sistema de monitoramento capaz de localizar os taxistas que estiverem em situação de risco. Na reunião ordinária desta terça-feira, 25, na Câmara Municipal do Recife, ele disse que “essa medida representa um avanço no combate à violência contra a categoria dos motoristas de táxis”.
Diante das críticas que vêm sendo feitas ao Governo do Estado pela consolidação da Parceria Público-Privada da Compesa, o vereador Inácio Neto (PSB) alertou, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 24, que a PPP é uma iniciativa do interesse das pessoas de menor poder aquisitivo, que vivem nas comunidades, convivendo com esgoto a céu aberto e condições precárias de saneamento básico. “A parceria vai permitir melhoria na qualidade de vida das pessoas mais carentes. Eu que trabalho pelos mais necessitados, por quem mais precisa, tenho o dever de defender a PPP da Compesa”, disse.
Consertar as más condições da BR-101, no trecho que corta o Recife, é insuficiente. É preciso garantir a boa iluminação da pista entre os bairros do Barro, Ceasa, Engenho do Meio, Caxangá, Detran e Guabiraba. Quem fez este apelo foi o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 24. “Muitos trechos estão às escuras e isso oferece perigo aos motoristas que transitam na área”, disse o vereador.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o vereador Maré Malta (PSD) repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 24, reportagem publicada recentemente no jornal Folha de São Paulo sobre leis de segurança em agências bancárias.
Projeto de lei ordinária (PLO) do vereador Jadeval de Lima (PTN) que cria o Dia Recifense de Doenças raras foi aprovado na Câmara e segue para sanção do Executivo. Segundo a medida 29/2012, a data será celebrada no último dia do mês de fevereiro. No Brasil, a data constitui um projeto de Lei, de nº 159/2011, que está em tramitação no Senado. “As pessoas afetadas por tais tipos de doenças enfrentam dificuldades semelhantes na sua procura por um diagnóstico, informação relevante e orientação adequada fornecida por profissionais qualificados”, justifica o vereador.
Está aguardando emendas nas comissões temáticas o projeto de lei número 102/2012, de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM), que altera o zoneamento da cidade do Recife, instituindo a Unidade de Equilíbrio Ambiental (UEA) Fundão. A matéria está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; e na de Obras, Planejamento Urbano, para análise e emissão dos pareceres. A área prevista no projeto fica localizada no Bairro do Fundão, tem 72.777 metros quadrados e é parte integrante da área denominada Sítio da Viúva.
A criação do “Sistema Municipal de Internet Sem Fio (wi-fi)”, nas escolas municipais do Recife, é a proposta do projeto de lei número 105/2012, do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC), que foi lido na reunião plenária de terça-feira, 18 de setembro, da Câmara Municipal do Recife. A matéria agora se encontra nas comissões de Legislação e Justiça e na de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, onde aguarda emendas e está sendo submetida à análise para emissão dos pareceres.
O plenário da Câmara foi palco para duas homenagens em uma única reunião solene na tarde desta quarta-feira, 19. O título de Cidadão do Recife foi entregue ao advogado Ricardo Estevão de Oliveira, numa iniciativa do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), e a maior comenda do legislativo, a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao advogado Cláudio Ferreira, proposta pelo vereador Luiz Eustáquio (PT).