Notícias

Num prazo de 15 dias estarão sendo iniciadas as obras de recuperação da BR-101, no trecho que corta o Recife, entre os bairros do Barro, Ceasa, Engenho do Meio, Caxangá, Detran e Guabiraba. A promessa foi feita por diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que telefonaram para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). “Vou agir como um fiscal do povo. Vou acompanhar esses serviços de reforma e em breve espero estar trazendo o resultado para este plenário”, afirmou o vereador, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 17.

Volta ao plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião ordinária desta segunda-feira, 17, o projeto de lei 197/2007, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) que obriga a coleta seletiva de lixo nos shoppings centers instalados no Recife, que possuam um número igual ou superior a trinta estabelecimentos comerciais. De acordo com a matéria, que agora será votada em segunda e última discussão, esses centros comerciais deverão separar os resíduos produzidos em todos os seus setores em, no mínimo, cinco tipos: papel, plástico, metal, vidro e resíduos gerais não recicláveis.

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao desembargador Sílvio de Arruda Beltrão, durante reunião solene nesta quinta-feira, 13, proposta pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PSD). A honraria, segundo o parlamentar, levou em consideração não só os serviços prestados à sociedade ao longo de uma carreira dedicada ao universo jurídico, mas também o trabalho social desenvolvido pelo magistrado.

Clubes esportivos e de lazer do Recife serão obrigados a ter um fraldário para atender crianças menores de três anos, acompanhadas por um responsável. É o que determina o projeto de lei 67/12, do vereador Luiz Eustáquio (PT) aprovado esta semana na Câmara.

Os estabelecimentos recifenses que prestam o serviço de entrega domiciliar, denominado delivery, poderão ser obrigados a utilizarem embalagens que cheguem ao consumidor em condições próprias para o consumo, dispensando qualquer processo auxiliar, inclusive aquecimento. Esta determinação é do projeto de Lei 26/2012, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), que foi aprovado em plenário esta semana e segue para sanção do Executivo.

O vereador Múcio Magalhães (PT) fez um registro durante a reunião ordinária desta terça-feira, 11, do trabalho social que é realizado, anonimamente, pelo médico Paulo Brito e pelo padre salesiano João Carlos, que receberão homenagens na Câmara Municipal do Recife. “Essas pessoas não são citadas pela formalidade política. Mas, realizam serviços que atingem a vida de muitas pessoas”, afirmou. Os dois serão homenageados em reuniões solenes proposta por Múcio Magalhães.

A partir da denúncia de que existem cerca de 800 mil queixas contras as operadoras de telefonia móvel no Brasil, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) aproveitou a reunião ordinária desta terça-feira, 11, para sugerir a volta, logo após o processo eleitoral, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as operadoras de celular com atuação no âmbito do Recife. A comissão foi criada no passado e já ouviu consumidores e dirigentes das empresas de telefonia.

Sete projetos de lei - seis em caráter definitivo e o outro em discussão única – foram aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira, 10 de setembro, da Câmara Municipal do Recife. Os seis, que agora seguem para a Prefeitura do Recife, onde passarão pelo crivo do prefeito João da Costa, para serem sancionados, tratam de assuntos sociais, ambientais e trabalhistas. Já o outro, aprovado em discussão única, é o de número 197/2007, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), e dispõe sobre a implantação de coleta seletiva de lixo em shopping center, no âmbito do Recife.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSD) lamentou o desperdício de água potável provocado pela grande quantidade de canos estourados no Recife. Durante reunião ordinária desta segunda-feira, 10, ele disse que os constantes desperdícios contribuem para a escassez de água nas torneiras, principalmente nas comunidade da periferia e embora não tenha apresentado quantitativos, alertou que esse problema vem ganhando maior dimensão. “A Compesa precisa fiscalizar e implantar uma campanha educativa para amenizar esse problema”.