Com pareceres favoráveis de cinco comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife, será votado em plenário nesta segunda-feira, 20, o projeto de lei que estabelece novos parâmetros urbanísticos para edificações destinadas ao serviço de hospedagem como hotéis, pousadas e albergues para atender aos turistas durante a Copa de 2014. A matéria é de autoria do Poder Executivo e autoriza a aplicação onerosa, um instrumento que permite aos empresários do setor construir além do que é permitido nas normas de uso e ocupação do solo.
A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS), médica pediatra do Hospital Helena Mora, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 16, para discutir a precariedade do atendimento nas urgências hospitalares e nas unidades de pronto atendimento. O assunto foi debatido com representantes de sindicatos, Conselho Regional de Medicina, Prefeitura do Recife, ONGs da área da saúde, médicos e pacientes.
Eurinice Ramirez Pereira, a funcionária mais antiga da Câmara Municipal em atividade, recebe na tarde desta quarta-feira, 22, a mais alta comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, por iniciativa do primeiro secretário, vereador Augusto Carreras (PV). A solenidade começa às 16h. A partir de janeiro, Dona Nicinha - como é chamada pelos colegas - pretende ter um dia a dia mais leve e, por este motivo, está se despedindo da Casa, onde trabalhou durante 60 anos. Atualmente, ela é vinculada à Assessoria Especial Legislativa.
Engenheiros e arquitetos pernambucanos foram homenageados pela passagem do seu dia em sessão solene da Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira, 16. Realizada por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT), a sessão foi a décima de uma tradição que vem se mantendo desde 2001, quando o parlamentar assumiu o primeiro mandato. O plenário ficou lotado por dezenas de profissionais e representantes dos sindicatos e associações das duas categorias.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) homenageou na tarde desta quarta-feira, 15, em sessão solene na Câmara do Recife a passagem dos 10 anos do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Pernambuco (Sindacs).
De acordo com o Estatuto do Idoso, todas as pessoas com mais de 60 anos já se encaixam nesta categoria. Eles têm direitos especiais e são considerados como prioridade absoluta. Mas quando o assunto é transporte público no Recife, o direito para os idosos só começa a partir dos 65 anos. Um projeto aprovado na última segunda-feira, 13, na Câmara Municipal pode equiparar esta idade ao que determina o Estatuto do Idoso e garantir a gratuidade na passagem de ônibus para quem completou 60 anos. A matéria de nº 39/10 é de autoria do presidente Múcio Magalhães (PT).
A Câmara do Recife aprovou na segunda-feira (13), o projeto de lei do vereador Múcio Magalhães (PT) isentando o pagamento da taxa em concursos públicos realizados nos poderes executivo e legislativo municipal para àqueles que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou pertencer à família de baixa renda. O projeto de lei 71/2010 já seguiu para sanção do Executivo.
Em discurso saudoso na tarde desta terça-feira, 14, o vereador Romildo Gomes (DEM) enalteceu em plenário a trajetória pessoal e política dos vereadores que vão assumir, no próximo ano, mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Daniel Coelho (PV), Francismar Pontes (PTB), Gustavo Negromonte (PMDB) e Luciano Siqueira (PC do B) foram eleitos deputados estaduais. Já o vereador Roberto Teixeira (PP) assume uma cadeira na Câmara Federal, em Brasília.
Localizada na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, a parada de ônibus de número 15, que fica nas imediações do Restaurante Laçador, poderá mudar de lugar. Em pronunciamento na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 14, a vereadora Vera Lopes (PPS) disse que vai encaminhar o pedido de mudança ao prefeito João da Costa. “Estive com o presidente do Consórcio Metropolitano Grande Recife, Dilson Peixoto, e discutimos sobre esse ponto de ônibus, onde ocorrem vários atropelamentos. A população e os comerciantes pedem o deslocamento daquele ponto”.
A líder da oposição na Câmara, Priscila Krause (Dem), denunciou durante a sessão desta terça-feira, 14, que gestores da Secretaria de Saúde estariam incitando servidores da pasta contra os vereadores oposicionistas. O motivo seria a posição contrária deles na votação do projeto de lei do Executivo de nº 14/10, aprovado na segunda-feira, 13, por 20 votos a 6.