Andreia Luiza de Oliveira nasceu em Olinda, mas foi no Recife que se tornou cantora e construiu uma carreira de sucesso. Ela recebeu na manhã de hoje, 09, o título de cidadã do Recife, iniciativa do vereador Daniel Coelho (PV), admirador da artista: “Hoje, Andreia é uma espécie de diva da música local com um enorme séquito de fãs que lhe acompanha nas redes sociais da internet, percorre bares descolados da cidade, como o Club Metrópole ou o Bar Phantom, para ouvir sua bela voz e cantar junto com a artista”.
Presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal aprovou, na manhã desta terça-feira, 07, o projeto de iniciativa do Poder Executivo que desafeta o trecho correspondente a 2.044.99m2, da Avenida Dirceu Veloso Toscano de Brito, que integra o loteamento Encanta Moça, no bairro do Pina. O espaço será destinado à construção do Conjunto Habitacional II do Jardim Beira Rio, que faz parte do projeto Via Mangue. A emenda aditiva, desafetando uma área de 5.091.30 m2, da Rua Freyre de Andrade, no mesmo bairro, também foi aprovada pela Comissão.
Agências bancárias no Recife ainda não se adequaram à lei municipal que obriga bancos a reforçar a segurança. E representantes de bancários, vigilantes e do poder público advertem que as empresas podem não ter interesse em cumprir a legislação. O alerta foi feito durante audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira, 07, convocada pelo vereador Josenildo Sinésio (PT) autor da lei. “Os bancos devem buscar o lucro, mas sem esquecer que a vida é o patrimônio maior. Estamos discutindo a segurança das pessoas”, afirmou o parlamentar.
Apesar de ser uma das comissões que mais recebem projetos de lei para emissão de pareceres, a de Direitos Humanos, Defesa da Criança e do Adolescente, do Consumidor, do Contribuinte e do Apoio Comunitário confirmou a tradição de jamais atrasar o andamento das matérias que tramitam na Câmara Municipal do Recife. Ao realizar balanço das atividades, em reunião realizada nesta terça-feira, 7, a presidente da comissão, vereadora Aline Mariano (PSDB), assegurou que no decorrer deste ano 62 projetos foram analisados pelo grupo, dos quais 58 aprovados, quatro rejeitados, dentro do prazo regimental.
Vice-líder do Governo na Câmara do Recife, o vereador Inácio Neto (PT) comentou ontem no plenário sobre o estado de saúde do prefeito João da Costa. O chefe do executivo, que está licenciado do cargo, retornou ao Recife na semana passada depois de um transplante de rim em São Paulo. “Estive com o prefeito na posse dos novos delegados do OP, na última sexta-feira. Ele disse que vai conversar com a bancada e tocar com muito afinco os projetos que estão em andamento no PAC 2. Todas as obras da Copa em 2014 estarão a pleno vapor”.
Três projetos do Executivo, entre eles, o que cria 33 cargos comissionados para o SAMU, tiveram suas votações adiadas para a próxima segunda-feira. Situação e Oposição discutiram as propostas em plenário e divergiram sobre a redação dos projetos. Líder do Governo na Casa, Josenildo Sinesio (PT) propôs o adiamento da votação para que as bancadas busquem um consenso.
A líder da oposição na Casa, vereadora Priscila Krause (DEM) disse nesta segunda-feira, 6, na Câmara do Recife que está preocupada com a documentação dos financiamentos para novos investimentos em obras estruturadoras no Recife. Ela citou o exemplo do projeto Via Mangue, que é de autoria do Poder Executivo. O documento solicitando autorização de empréstimo no valor de R$ 500 milhões chegou incompleto à Casa e acabou sendo retirado de tramitação pelo próprio prefeito.
Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que tramitam em regime de urgência, serão apreciados em primeira votação na sessão ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 6. Um dos projetos gera cargos efetivos e comissionados, bem como funções gratificadas, para ampliação e modernização do serviço móvel de urgência (SAMU). O outro, propõe criar cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), instituições mantidas pela Prefeitura Municipal, para atender crianças de zero a cinco anos, proporcionando acompanhamento nutricional, psicopedagógico e apoio didático.
Antônio Carlos dos Santos Figueira, presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Imip, recebeu na manhã desta sexta-feira, 03, no plenário da Câmara, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Marília Arraes (PSB). ”A paixão pela medicina Figueira herdou do seu pai, professor Fernando Figueira. São histórias que se complementam. O professor Fernando Figueira é uma referência da medicina brasileira no século XX. Dedicou a vida à assistência aos excluídos e à formação humanística dos profissionais da saúde”, afirmou a vereadora.
As comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife deram pareceres favoráveis à aprovação do projeto de lei que cria cargos efetivos e comissionados, bem como funções gratificadas, para ampliação e modernização do serviço móvel de urgência (SAMU). Tramitando em regime de urgência, o projeto é de autoria do Poder Executivo e seguirá para primeira votação na sessão ordinária de segunda-feira, 6.